Confira quanto choveu nas últimas horas em Blumenau, condição que permanece até segunda (3/06)

Rio Itajaí-Açu registrado na Ponte dos Arcos, em Blumenau | Foto: Paty W. Ziegler [OBlumenauense]

 

 

Rio Itajaí-Açu registrado na Ponte dos Arcos, em Blumenau | Foto: Paty W. Ziegler [OBlumenauense]

O sistema de monitoramento online do AlertaBlu registrou uma média de 21,81 mm de chuva nas últimas 24 horas em Blumenau, a partir da medição das 9h30min desta quinta-feira (30/05/19). As estações onde houve mais incidência pluviométrica foram Coripós (29,2 mm); Parque Ramiro Ruediger (28,6 mm); Araranguá (26,4 mm); Itoupavazinha (24,8 mm); Vorstadt (24,6 mm); Passo Manso (24 mm); Vila Itoupava (22,2 mm); Glória / Velha Central (21 mm); Velha Central (21 mm) e Ruy Barbosa (20,8 mm).

O tempo permanece instável com chuva persistente ao longo do dia, devido a influência de um sistema de baixa pressão em Santa Catarina. A chuva aumenta por alguns momentos, especialmente na manhã, e posteriormente entre o fim da tarde e à noite, não se descartando a ocorrência de temporal isolado nesse período.

Neste momento (9h43min), faz 18,5°C com previsão de não passar dos 22°C. A mínima foi registrada pelo AlertaBlu às 6h, quando fez 18,1°C. O rio Itajaí-Açu está com 1,77 m e a umidade relativa do ar em 96,7%. Vento fraco a moderado de sudeste.

Santa Catarina – Muitas nuvens a tempo encoberto com chuva, causado pela presença de uma baixa pressão no sul do Brasil. Volumes elevados do Oeste ao Litoral Sul e condição de temporais em todas as regiões. A temperatura segue amena e o vento sopra da direção nordeste/noroeste virando para sudeste, de fraco a moderado, com rajadas.

 

Sexta-feira (31)

Blumenau – O sistema de baixa pressão mantém o tempo instável, com chuva moderada acompanhada por trovoadas e descargas elétricas entre a madrugada e manhã. No decorrer do dia, a medida que as áreas de instabilidade associadas ao sistema de baixa pressão se afastam para o mar, a condição para chuva diminui mas ainda ocorre de forma isolada. Temperatura mínima entre 17 e 29°C e máxima entre 21 e 23°C.

Santa Catarina – As nuvens continuam marcando presença e pode chover na madrugada e manhã, com melhora no decorrer do dia, exceto no Planalto Norte e Litoral Norte, onde o tempo não melhora. A temperatura aumenta um pouco, o vento sopra de noroeste a sudeste, fraco a moderado. com rajadas no Litoral.

 

Sábado (1º de junho)

Blumenau – Tempo estável com presença do sol em meio a variação de nuvens e sem condição para chuva significativa devido a aproximação de um sistema de alta pressão que avança pela região Sul do Brasil. Temperatura mínima entre 17 e 19°C e máxima entre 20 e 22°C.

Santa Catarina – Tempo com muitas nuvens e chuva desde a madrugada do oeste ao norte, estendendo-se para as demais regiões no decorrer do dia com volumes mais elevados no norte. O clima influenciado pela presença de uma baixa pressão. Há condição para temporais em todas as regiões e a temperatura não sofre grande variação. Vento noroeste a sul, fraco a moderado com rajadas.

 

Domingo (2)

Blumenau – Cavado (área alongada de baixa pressão) se forma entre as divisas paranaense e catarinense, favorecendo a condição para chuva, que inicia na madrugada e persiste ao longo do dia com menor intensidade. As temperaturas mínima e máxima oscilam entre 17°C e 19°C.

 

Segunda-feira (3)

Blumenau – A medida que as áreas de instabilidade se afastam do município, diminui a condição para chuva. A temperatura mínima pode chegar a 16°C e a máximas a 20°C.

 

Tendência para SC, entre 2 e 11 de junho de 2019

De modo geral, diminui o volume de chuva no estado, em relação às semanas anteriores, marcadas por totais extremos. Nos primeiros dias de junho, temperatura mais baixa, com a atuação de uma alta pressão, principalmente no leste de SC, onde o tempo fica mais chuvoso, devido à circulação marítima, permanecendo com sol no interior, especialmente no oeste. A partir do dia 06, temperaturas mais elevadas.

Fontes: Alerta Blu e Epagri/Ciram