Confira os golpes mais comuns que os foliões podem ser vítimas no Carnaval

Um deles por exemplo, é quando o cartão crédito/débito é trocado pelo "vendedor" por outro similar, e o fato só é percebido depois.

Imagem: OBlumenauense / especial

Na próxima semana, muitas pessoas se preparam para viajar, curtir rodas de samba, clubes e festas na rua. Apesar de Blumenau não ter oficialmente o Carnaval, aqueles que gostam da festa mais popular do Brasil podem ir até Balneário Camboriú, Itajaí, Florianópolis, Laguna, São Francisco do Sul; entre outras cidades de Santa Catarina ou do Brasil.

No entanto, é necessário manter a cautela para que esse momento não se torne uma dor de cabeça, afinal, furtos, golpes e fraudes tendem a aumentar nesse período. A aglomeração de pessoas, aliada à distração dos foliões, oferece a oportunidade perfeita para que os criminosos se aproveitem e apliquem golpes. Além disso, também tem os furtos de carteiras e celulares, sendo este último muito usado para realizar pagamentos e outras transações financeiras.

Segundo Dárcio Dias, gerente de Prevenção a Fraudes da cooperativa de microcrédito Sicoob, é necessário equilibrar a diversão com a atenção. “Além dos furtos e roubos de celulares, os criminosos enganam suas vítimas para conseguirem vantagens financeiras por meio de fraudes que, muitas vezes, são simples de serem combatidas”, explica.

O especialista listou algumas orientações sobre procedimentos e ações que podem ser tomados para evitar aborrecimentos.

Troca de cartões de crédito/débito

Um dos golpes mais comuns no Carnaval é a troca de cartões. O criminoso se passa por um vendedor comum e entrega a maquininha para o cliente digitar a senha do cartão. Aproveitando-se de um momento de distração do comprador, ele presta atenção na senha que está sendo digitada.

Ao finalizar a compra, ue“É preciso prestar muita atenção ao realizar os pagamentos, principalmente na rua. Essa é a principal forma de evitar ser vítima desse golpe. Além de ficar atento na devolução, confira se houve alguma cobrança extra pelo aplicativo da sua instituição financeira”, comenta.

Atenção na maquininha

É necessário estar atento também à maquininha. Se ela apresentar o visor danificado ou se o vendedor não mostrar o valor na tela, desconfie. “Nunca realize pagamentos sem ver o valor na tela, especialmente se o seu cartão for contactless. Não o aproxime da maquininha se não tiver certeza”, informa. No caso de cartões que pagam por aproximação, outra orientação é protegê-los deixando o limite baixo.

Lojista: Cuidado com sua maquininha: Mantenha o terminal próximo ao local do pagamento. Isso evita furtos ou trocas indevidas por terceiros. Se o comércio possuir diversas maquininhas de cartão, procure utilizar formas de identificá-las, evitando a perda dos equipamentos.

Comerciante: Compras com ticket médio elevado apresentam maior risco de fraude. Obtenha o máximo de dados de seu cliente e, em caso de qualquer suspeita, não libere a mercadoria/produto ou serviço. Entre em contato com a Central de Atendimento para apurar os riscos e realizar suas vendas de maneira segura.

Furto/Roubo de celulares

Também é essencial ressaltar a importância do cuidado com furtos em meio a multidões. “Existem ferramentas que impossibilitam ou atrasam o acesso à sua conta. Você pode se proteger ativando configurações de segurança, como o duplo fator de autenticação, bloqueio de aplicativos por biometria e senhas”.

O especialista recomenda que o smartphone tenha o bloqueio de tela inicial com biometria facial/digital e o bloqueio automático de tela. Em caso de furto/roubo, avise a sua instituição financeira imediatamente e peça para desabilitar o acesso à sua conta. Você também pode utilizar a facilidade da solução oferecida pelo governo por meio do aplicativo Celular Seguro; nesse caso, o aparelho será bloqueado nas instituições conveniadas.

Atenção com SMS, e-mail ou ligações

Não clique em links enviados por SMS ou e-mail, mesmo que a mensagem seja alarmante. Desconfie de ligações vindas de “centrais de atendimento”. Os golpistas têm técnicas para se passarem por funcionários de instituições financeiras e tentam coletar informações pessoais, como senhas, pelo telefone. Nunca forneça dados sensíveis em ligações. Em caso de dúvidas, entre em contato com sua instituição financeira.

Seguro Transações

Verifique se a sua instituição financeira oferece algum produto do tipo “seguro transações”, que protege as movimentações financeiras digitais (Pix e TED) e operações que envolvam boletos bancários, vouchers e duplicatas. Alguns produtos no mercado amparam o cliente que realizar saque ou compras sob coação ou grave ameaça física, além de proporcionar a cobertura Bolsa Protegida (roubo ou furto da bolsa e seus pertences). Isso é o caso da cooperativa Sicoob.