Por Nane Pereira
Temporada de artes cênicas em Santa Catarina. Durante o primeiro semestre de 2018, o público de Brusque, Botuverá, Guabiruba, Nova Trento e Florianópolis poderá conferir seis espetáculos selecionados pelo edital do 3º BQ(en)cena – Temporada de Teatro 2017/2019, produzido e executado pela PrismaCultural. As peças de teatro que formam a programação abordam variados temas, percorrendo de drama à comédia e com classificação etária para todas as idades. Os espaços das apresentações também foram pensados de forma integral pela organização e os espetáculos serão exibidos em palco italiano, praças e espaços alternativos.
“Estamos felizes com a programação do primeiro semestre de 2018 do terceiro BQ(en)cena. São espetáculos de vários lugares do país, que foram selecionados a dedo por uma equipe de críticos ávidos e especializados em artes cênicas. Esperamos que o público curta e prestigie. Vale a pena acompanhar a programação da temporada”, afirma o diretor da PrismaCultural, Sérgio Valle.
A programação inicia em fevereiro com o espetáculo Bolha Luminosa – O Marujo e a Tempestade, da Cia Teatro Lumbra/Clube da Sombra (RS), com apresentações em quatro cidades e classificação indicativa livre. Durante o mês de março, o público poderá prestigiar a peça Chapeuzinho Vermelho, texto do autor francês Joel Pommerat, encenado dentro do projeto GOMPA e Rococó Produções (RS). A encenação brasileira propõe estética de teatro adulto ao mesmo tempo em que a fábula é pensada também para crianças.
No mesmo mês, o 3º BQ(en)cena apresenta o espetáculo Por que nem todos os dias são dias de sol?, da Artesanal Cia de Teatro (RJ). Dividido em quatro contos distintos, narrados cada um dentro de uma linguagem e técnica diferentes, as histórias são apresentadas como pequenas fábulas; ressignificadas pela arte teatral.
O espetáculo Quarto 19, de Amanda Lyra (SP), será apresentado no mês de abril. Um monólogo construído a partir do conto No Quarto Dezenove (To Room Nineteen), da escritora britânica Doris Lessing, prêmio Nobel de Literatura em 2007. Conta a história de uma mulher de classe média, casada e com quatro filhos que se vê despersonalizada pelo casamento burguês, pela maternidade e pela fragmentação de sua identidade feminina. No mês de maio, a Temporada de Teatro apresenta o espetáculo Contos de Nanook, da Setra Companhia (PR), uma incrível viagem pelo Pólo Norte, onde Nanook é um esquimó que está à espera da morte. Sua experiência envolve outras duas figuras, uma menina e um urso polar, que completam este universo marcado por relações de sobrevivência.
Em junho, a temporada apresenta o espetáculo Um Príncipe chamado Exupéry da Cia Mútua (SC), teatro de animação inspirado na vida do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry, que entre 1926 e 1944, antes de ter-se tornado conhecido mundialmente por seu romance “O Pequeno Príncipe”, trabalhou para a Companhia de Correio Aéreo Aéropostale. Em uma época em que os aviões eram quase de papel, ele entregava cartas em escalas de vôos diários, que se estendiam pela Europa, África e América do Sul. Uma de suas escalas foi na praia do Campeche, em Florianópolis, local onde ele ficou eternizado como “Zéperri”, com direto a nome de rua na avenida principal.
Durante o segundo semestre de 2018 outros espetáculos do 3º BQ(en)cena – Temporada de Teatro – estão sendo programados. Acompanhe as notícias e as novidades pelo site ou página do Facebook.
BQ(EN)CENA
A terceira temporada do BQ(en)cena ocorre de outubro de 2017 a abril de 2019, com apresentações nas cidades de Brusque, Botuverá, Guabiruba, Nova Trento e Florianópolis. Com realização do Ministério da Cultura e PrismaCultural, o 3º BQ(en)cena conta com o apoio, patrocínio máster, das empresas Guabifios e Trust Trading Company; e, patrocínio standard, do Supermercados Archer, Zen S/A e ZM S/A.
3º BQ(en)cena temporada de Teatro – Programação 1º semestre 2018
Fevereiro – Bolha Luminosa – O Marujo e a Tempestade (Cia Teatro Lumbra/Clube da Sombra, RS) – dias 20 (Brusque), 21 (Guabiruba), 22 (Botuverá) e 23 (Nova Trento).
Março
- Chapeuzinho Vermelho (Projeto GOMPA e Rococó Produções, RS) – dias 7 e 8
- Por que nem todos os dias são dias de sol? (Artesanal Cia de Teatro, RJ) – dias 22 (Brusque), 23 e 24 (ambos em Florianópolis)
Abril – dias 14 e 15 – Quarto 19 (Amanda Lyra/ SP), em Brusque
Maio – Contos de Nanook (Setra Companhia / PR) – dias 17 (Brusque), 18 e 19 (ambos em Florianópolis)
Junho – Um Príncipe Chamado Exupéry (Cia Mutua/SC) – dias 20 e 21 (Brusque).