quarta-feira, 19 janeiro 2022
InícioVale do ItajaíBrusqueConfira os espetáculos que estarão em cartaz neste semestre no 3º BQ(en)cena

Confira os espetáculos que estarão em cartaz neste semestre no 3º BQ(en)cena

Por Nane Pereira 

Temporada de artes cênicas em Santa Catarina. Durante o primeiro semestre de 2018, o público de Brusque, Botuverá, Guabiruba, Nova Trento e Florianópolis poderá conferir seis espetáculos selecionados pelo edital do 3º BQ(en)cena – Temporada de Teatro 2017/2019, produzido e executado pela PrismaCultural. As peças de teatro que formam a programação abordam variados temas, percorrendo de drama à comédia e com classificação etária para todas as idades. Os espaços das apresentações também foram pensados de forma integral pela organização e os espetáculos serão exibidos em palco italiano, praças e espaços alternativos.

“Estamos felizes com a programação do primeiro semestre de 2018 do terceiro BQ(en)cena. São espetáculos de vários lugares do país, que foram selecionados a dedo por uma equipe de críticos ávidos e especializados em artes cênicas. Esperamos que o público curta e prestigie. Vale a pena acompanhar a programação da temporada”, afirma o diretor da PrismaCultural, Sérgio Valle.

 

Bolha Luminosa – O Marujo e a Tempestade (Cia Teatro Lumbra/Clube da Sombra, RS) | Foto: Roger Lisboa

 

A programação inicia em fevereiro com o espetáculo Bolha Luminosa – O Marujo e a Tempestade, da Cia Teatro Lumbra/Clube da Sombra (RS), com apresentações em quatro cidades e classificação indicativa livre. Durante o mês de março, o público poderá prestigiar a peça Chapeuzinho Vermelho, texto do autor francês Joel Pommerat, encenado dentro do projeto GOMPA e Rococó Produções (RS). A encenação brasileira propõe estética de teatro adulto ao mesmo tempo em que a fábula é pensada também para crianças.

 

Chapeuzinho Vermelho (Projeto GOMPA e Rococó Produções, RS) | Foto: Adriana Marchiori

 

No mesmo mês, o 3º BQ(en)cena apresenta o espetáculo Por que nem todos os dias são dias de sol?, da Artesanal Cia de Teatro (RJ). Dividido em quatro contos distintos, narrados cada um dentro de uma linguagem e técnica diferentes, as histórias são apresentadas como pequenas fábulas; ressignificadas pela arte teatral.

 

Por que nem todos os dias são dias de sol? (Artesanal Cia de Teatro, RJ)
| Foto: Jackeline Nigri

 

O espetáculo Quarto 19, de Amanda Lyra (SP), será apresentado no mês de abril. Um monólogo construído a partir do conto No Quarto Dezenove (To Room Nineteen), da escritora britânica Doris Lessing, prêmio Nobel de Literatura em 2007. Conta a história de uma mulher de classe média, casada e com quatro filhos que se vê despersonalizada pelo casamento burguês, pela maternidade e pela fragmentação de sua identidade feminina. No mês de maio, a Temporada de Teatro apresenta o espetáculo Contos de Nanook, da Setra Companhia (PR), uma incrível viagem pelo Pólo Norte, onde Nanook é um esquimó que está à espera da morte. Sua experiência envolve outras duas figuras, uma menina e um urso polar, que completam este universo marcado por relações de sobrevivência.

Em junho, a temporada apresenta o espetáculo Um Príncipe chamado Exupéry da Cia Mútua (SC), teatro de animação inspirado na vida do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry, que entre 1926 e 1944, antes de ter-se tornado conhecido mundialmente por seu romance “O Pequeno Príncipe”, trabalhou para a Companhia de Correio Aéreo Aéropostale. Em uma época em que os aviões eram quase de papel, ele entregava cartas em escalas de vôos diários, que se estendiam pela Europa, África e América do Sul. Uma de suas escalas foi na praia do Campeche, em Florianópolis, local onde ele ficou eternizado como “Zéperri”, com direto a nome de rua na avenida principal.

Durante o segundo semestre de 2018 outros espetáculos do 3º BQ(en)cena – Temporada de Teatro – estão sendo programados. Acompanhe as notícias e as novidades pelo site ou página do Facebook.

BQ(EN)CENA

A terceira temporada do BQ(en)cena ocorre de outubro de 2017 a abril de 2019, com apresentações nas cidades de Brusque, Botuverá, Guabiruba, Nova Trento e Florianópolis. Com realização do Ministério da Cultura e PrismaCultural, o 3º BQ(en)cena conta com o apoio, patrocínio máster, das empresas Guabifios e Trust Trading Company; e, patrocínio standard, do Supermercados Archer, Zen S/A e ZM S/A.

3º BQ(en)cena temporada de Teatro – Programação 1º semestre 2018

Fevereiro  – Bolha Luminosa – O Marujo e a Tempestade (Cia Teatro Lumbra/Clube da Sombra, RS) – dias 20 (Brusque), 21 (Guabiruba), 22 (Botuverá) e 23 (Nova Trento).

Março

  • Chapeuzinho Vermelho (Projeto GOMPA e Rococó Produções, RS) – dias 7 e 8
  • Por que nem todos os dias são dias de sol? (Artesanal Cia de Teatro, RJ) – dias 22 (Brusque), 23 e 24 (ambos em Florianópolis)

Abril – dias 14 e 15 – Quarto 19 (Amanda Lyra/ SP), em Brusque

Maio – Contos de Nanook (Setra Companhia / PR) – dias 17 (Brusque), 18 e 19 (ambos em Florianópolis)

Junho – Um Príncipe Chamado Exupéry (Cia Mutua/SC) – dias 20 e 21 (Brusque).

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS