quarta-feira, 1 dezembro 2021
InícioEntrevistaConfira a entrevista do Major BM José Gamba Júnior

Confira a entrevista do Major BM José Gamba Júnior

Bombeiros_12-8-14_07
Foto: Luciano Bernz

O Major Bombeiro Militar José Gamba Júnior, concedeu uma entrevista coletiva após apresentar o relatório das atividades realizadas pelo 3º Batalhão de Bombeiros Militar nesse primeiro semestre de 2014. Ele fala sobre a relação com o SAMU, a necessidade de dobrar o efetivo e quais as principais ocorrências atendidas pelos bombeiros.

Qual é a maior demanda nos atendimentos do Corpo de Bombeiros?

Major Gamba: Praticamente toda nossa demanda está voltada para os atendimentos emergenciais, que recai nos de natureza pré hospitalar. Dentre esses, 50% se referem à acidentes de trânsito.

Como é a parceria que Corpo de Bombeiros tem com o SAMU no atendimento das emergências?

Major Gamba: Como o SAMU também presta o atendimento emergencial, temos uma aproximação muito grande com eles aqui em Blumenau. Nós procuramos potencializar as estruturas de atendimento pré hospitalar – SAMU e Corpo de Bombeiros – para que a demanda seja distribuída de forma específica e a população tenha o melhor atendimento possível. Em Blumenau, os casos de natureza clínica, estão sendo canalizados para atendimento pelo SAMU.  Já a maior parte que envolva traumas e acidentes, fica para o Corpo de Bombeiros.

Vimos que em relação à população, o efetivo do Corpo de Bombeiros é deficiente. Quantos bombeiros a mais seriam ideais para atender melhor essa demanda?

Major Gamba: Atualmente somos em 90 bombeiros militares em Blumenau. Pela população da cidade e os índices de atendimentos que temos, estimamos que deveríamos ter um incremento de pelo menos 50% do efetivo. Ou seja, mais 45 bombeiros, para que possamos potencializar a estrutura de atendimento emergencial e poder até incrementar outras atividades para tentar reduzir esses índices.

Hoje 67% dos acidentes de trânsito envolvem motocicletas. O que fazer para reduzir esse índice?

Major Gamba: Eu entendo que a educação será a grande mola propulsora para que tenhamos um futuro melhor, também na questão do trânsito. O Corpo de Bombeiros tem tentado fazer sua parte. Estamos incrementando cada vez mais ações de caráter educativas, para tentar conscientizar os nossos atuais motoristas e formar o nosso futuro motorista com mais qualidade. Assim teremos no futuro um trânsito mais seguro para todos nós.

Não podemos deixar de parabenizar esses bravos soldados do Corpo de Bombeiros, que mesmo com um efetivo deficiente, lutam a cada para salvar vidas e prevenir incêndios.

A entrevista foi realizada na terça-feira, no dia 12 de agosto de 2014.

Luciano Bernz
Responsável por toda a cobertura externa de OBlumenauense, sou nascido e criado em Blumenau. Trabalho há 25 anos com vendas, tendo passagem pela Rádio Blumenau e Rádio Clube de Itajaí, onde além de contato comercial, também fiz cobertura de festas e eventos.

MAIS LIDAS