sábado, 8 maio 2021
Início Trânsito Confira como será o projeto e quando começam as obras no Corredor...

Confira como será o projeto e quando começam as obras no Corredor Sul de Blumenau

Ordem de Serviço foi assinada pelo prefeito Mário Hildebrandt nesta sexta-feira (16/04).

A Prefeitura de Blumenau inicia na próxima semana as obras do maior pacote de investimentos já previstos para a Região Sul da cidade. A assinatura da ordem de serviço para o Corredor Estrutural Sul aconteceu nesta sexta-feira, 16, no Salão Nobre da Prefeitura de Blumenau. As obras incluem a requalificação de pavimentos e melhoria do sistema de drenagem, calçadas, ciclovias, contenções e corredores de ônibus. Os investimentos são R$ 11,7 milhões, com recursos do PAC Mobilidade.

Foto: Marcelo Martins

Segundo bairro mais populoso de Blumenau, atrás apenas da Velha, o Distrito do Garcia concentra cerca de 50 mil pessoas. O Corredor Estrutural Sul, que liga a Região Sul à Região Central da cidade garantirá mais mobilidade e segurança para quem trafega pelo local. As intervenções trarão benfeitorias na Rua Amazonas, desde o Terminal do Garcia até o Terminal da Fonte, além das ruas Gertrud Metzger e de um trecho da Hermann Huscher até ligação com a Alameda Rio Branco, que já teve parte da obra concluída.

As obras de implantação dos corredores de ônibus tanto na Alameda Duque de Caxias como na Alameda Rio Branco, no trecho entre a Rua Coronel Vidal Ramos até a Rua 7 de Setembro, já foram executadas e finalizadas no primeiro trimestre.

O inicio dos trabalhados foi comemorado pelo prefeito Mário Hildebrandt ”Sabemos o quão importante serão essas obras na Região Sul e o quão desafiadoras também. São ruas com grande fluxo e por isso a comunidade precisará também ter paciência. São transtornos temporários, para um benefício permanente. Mais qualidade de vida para a comunidade, que terá mais tempo para ficar com sua família, além da melhoria na mobilidade dos pedestres, ciclistas, motoristas e também usuários do transporte coletivo”, explica.

As obras foram divididas em quatro grandes trechos, com trabalhos que podem acontecer de forma simultânea ou isolada, de acordo com a etapa dos trabalhos.

Confira como acontecem as obras:

Trecho 1 – Rua Gertrud Metzger

Uma das primeiras frentes de trabalho do Corredor Sul inicia pelo trecho 1, com a revitalização da Rua Gertrud Metzger. A via, que tem 240 metros de extensão e liga as ruas Amazonas com a Hermann Huscher, será alargada, incluindo a ponte existente, tornando o local com três faixas de rolamento.

 

Rua Gertrudes Metzger, que liga as ruas Amazonas e Hermann Huscher.

Trecho 2 – Rua Amazonas, entre a Fonte Luminosa até a Rua Gertrud Metzger

O trecho seguinte consiste na revitalização da Rua Amazonas desde a rotatória da Fonte Luminosa até a Rua Gertrud Metzger. A obra inclui novas calçadas, ciclovia, revitalização do pavimento e implantação da faixa exclusiva de ônibus, no sentido centro/bairro.

 

Trecho 3 – Alameda Rio Branco e Rua Hermann Huscher

O terceiro trecho consiste na continuidade da obra iniciada na Alameda Rio Branco, seguindo com a implantação do corredor de ônibus, calçadas e ciclovia desde a Rua Coronel Vidal Ramos, passando pela Rua Hermann Huscher até a Rua Gertrud Metzger.

Além dos três trechos que tiveram a ordem de serviço assinada nesta sexta-feira, 16, um quarto trecho faz parte do Corredor Sul. Esta etapa da obra prevê a revitalização da Rua Amazonas do Terminal do Garcia até a interseção com a Rua Gertrud Metzger, incluindo também a revitalização do pavimento, novas calçadas, ciclovia e a implantação de pontos de retorno. A expectativa é de assinar a ordem de serviço para esse trecho nas próximas semanas.

Fonte: Prefeitura de Blumenau

Projeto Corredor Sul Blumenau 16-04-21

Avatar
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS