A Secretaria de Promoção da Saúde de Blumenau terá alteração no funcionamento de seus serviços ao público durante o período de férias coletivas da Prefeitura Municipal, entre os dias 22 de dezembro de 2018 e 20 de janeiro de 2019.
Confira como serão os atendimentos nos diversos setores.
– As unidades Estratégia Saúde da Família (ESF) estarão todas fechadas no período das férias coletivas. Os atendimentos não agendados serão realizados nos Ambulatórios Gerais (AG), conforme escala e cronograma abaixo:
Entre os dias 26 e 28 de dezembro, das 7h às 19h, estarão abertos os Ambulatórios Badenfurt e Garcia. Neste período o atendimento odontológico ocorre das 7h às 12h e das 13h às 17h.
A farmácia básica dessas unidades também funciona das 7h às 19h, com alteração apenas para a entrega de medicação controlada, conforme abaixo:
AG Badenfurt
De 26 a 28/12/18 – das 7h às 13h e das 14h às 19h
De 07 a 18/01/2019 – das 14h às 19h
AG Garcia
De 26 a 28/12/2018 – das 7h às 13h
De 07 a 18/01/19 – das 7h às 19h
Entre os dias 2 e 4 de janeiro de 2019, das 7h às 19h, estarão abertos os Ambulatórios Velha, Fortaleza e Itoupavas, com entrega de medicação controlada durante todo o período. O atendimento odontológico nessas unidades será das 7h às 12h e das 13h às 17h.
– Todos os ambulatórios voltam a atender, sem restrição de região, a partir do dia 7 de janeiro, no horário das 7h às 19h. Nas datas de 24, 25 e 31/12/2018 e 1/1/2019 não haverá atendimento.
– As farmácias dos AGs Centro, Badenfurt, Garcia e Escola Agrícola estarão fechadas dia 18 de janeiro, no período vespertino. Nas Estratégias Saúde da Família (ESF), as farmácias ficam fechadas no dia 21 de janeiro. Já nos Ambulatórios Fortaleza, Velha, Itoupavas, farmácia do CAPS e FURB, o fechamento ocorre apenas na manhã do dia 21 de janeiro, para adequação de sistema informatizado, controle de estoque e organização. Nos outros dias do recesso, o horário de atendimento das farmácias será o mesmo de funcionamento das unidades.
– A Farmácia de Alto Custo, localizada no Centro de Saúde Rosânia Machado, estará fechada de 24/12/2018 a 4/1/2019. O atendimento será normal a partir de 7 de janeiro.
– As salas de vacina no período das férias coletivas vão funcionar nos Ambulatórios Gerais, conforme a escala de atendimento das unidades.
AG Centro: das 7h às 18h, a partir do dia 7 de janeiro;
AG Itoupavas: das 8h às 17h, a partir do dia 2 de janeiro;
AG Escola Agrícola: das 7h30 às 16h30, a partir do dia 7 de janeiro;
AG Badenfurt: das 7h às 19h, entre os dias 26 e 28/12 e a partir de 7 de janeiro;
AG Garcia: das 7h às 13h, entre os dias 26 e 28/12 e a partir de 7 de janeiro;
AG Velha: das 8h às 17h, a partir do dia 2 de janeiro;
AG Fortaleza: das 8h às 17h, a partir do dia 2 de janeiro.
– O Ambulatório de Referências e Especialidades Policlínica Lindolf Bell e os setores da unidade estarão fechados durante as coletivas, retornando o funcionamento em 21 de janeiro de 2019.
– O Serviço de Atenção Domiciliar (Sad) estará em funcionamento com equipe reduzida e de sobreaviso, conforme escala, com atendimento para os pacientes já cadastrados no serviço. Nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro, não haverá atendimento.
– No período das férias coletivas os serviços de Saúde Mental estarão centralizados no CAPS AD III, localizado na Rua Hermann Hering, 766, no bairro Bom Retiro. O atendimento será disponibilizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, às pessoas (crianças e adultos) que necessitem de atendimento ambulatorial em saúde mental por transtornos psiquiátricos ou por abuso de substâncias psicoativas. O serviço estará fechado nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro.
– O Banco de Leite Humano ficará fechado a partir do dia 21 de dezembro, retornando com atendimento parcial a partir de 7 de janeiro.
– O Serviço de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência Sexual (Savs) atuará em regime de plantão ininterruptamente durante as férias coletivas pelo telefone 99628-2019. O atendimento também será normalizado a partir de 7 de janeiro.
– O serviço de exames de ultrassonografia, realizado no Centro de Saúde Rosania Machado Pereira, estará fechado entre os dias 22 de dezembro e 11 de janeiro de 2019, retomando o atendimento a partir de 14 de janeiro, das 7h às 13h.
– O serviço de Oxigenioterapia estará fechado de 24 de dezembro à 4 de janeiro. O atendimento aos pacientes volta a ser realizado a partir de 7 de janeiro.
– O serviço de Tratamento Fora de Domicílio (TFD) não irá funcionar entre os dias 22 de dezembro e 4 de janeiro, retornando em esquema de plantão a partir do dia 7 de janeiro, com atendimento ao público entre as 8h e 12h. O serviço será normalizado a partir de 21 de janeiro.
– A Central de Transporte de Pacientes terá atendimento normal de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h, com equipe reduzida.
– O Laboratório Municipal ficará fechado entre os dias 22 de dezembro e 11 de janeiro, voltando a atender em 14 de janeiro com horário reduzido, das 12h às 18h. O atendimento normal será retomado em 21 de janeiro de 2019.
– O Programa de Combate à Dengue irá manter as suas atividades durante o período de recesso da Prefeitura, diante do panorama de ações de controle vetorial contínuo, conforme solicitação da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado. Entretanto, o número de servidores será reduzido durante o período de 27 de dezembro a 4 de janeiro.
– O Centro Especializado em Diagnóstico, Assistência e Prevenção (Cedap) não terá atendimento entre os dias 22 de dezembro e 1º de janeiro. A partir do dia 2 de janeiro, o atendimento médico só será realizado com encaminhamento dos profissionais dos ambulatórios gerais ou hospitais. O serviço de farmácia da unidade funcionará com equipe reduzida, a partir do dia 2 de janeiro, das 8h às 17h. O Cedap volta ao atendimento normal a partir do dia 21 de janeiro.
– O Programa de Tuberculose e Hanseníase (que funciona junto ao Cedap) irá manter as suas atividades de atendimento e tratamento com equipe reduzida e acompanhamento domiciliar para aqueles pacientes que necessitam, durante o período de férias.
– A Vigilância Sanitária e Ambiental estará fechada entre os dias 22 de dezembro e 18 de janeiro de 2019, com atendimento telefônico apenas para denúncias e emergências, durante o horário comercial, no telefone 3381-6230. No período noturno, fins de semana e feriado terá sobreaviso para hospitais, clínicas, laboratórios e 15ª ADR. O atendimento normal volta a ser realizado a partir de 21 de janeiro de 2019.
– O Centro de Prevenção e Recuperação de Animais Domésticos (Cepread) terá atendimento em horário normal, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h e das 13h às 17h, com equipe reduzida. Denúncias de maus-tratos e atendimento veterinário aos animais deverão ser registradas pelos telefones 99188-0310 (de segunda a sexta-feira) e 99169-6343 (fins de semana e somente emergências).
Não terão atendimento ao público durante todo o período de férias coletivas, retornando ao atendimento à população a partir de 21 de janeiro de 2019, os serviços abaixo:
– As unidades Estratégia Saúde da Família (ESF);
– A Farmácia Solidária;
– O Centro de Saúde do Idoso (CSI);
– O Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism);
– O Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (Cerest);
– O Consultório na Rua;
– O Núcleo de Apoio ao Diabético (NAD);
Neste caso, pacientes já cadastrados poderão retirar as fitas de glicemia, referentes a dezembro e janeiro, na sua unidade de saúde de referência. Para novos pacientes ou situações excepcionais, os pacientes deverão procurar os Ambulatórios Gerais, conforme escala de funcionamento dos mesmos.
– O Núcleo Integrado de Atendimento ao Fissurado – Lábio Palatal (Niaf);
– A Regulação de marcação de cirurgias;
– o Setor de Confecção do Cartão Internacional de Vacinas. Para a busca dos locais que disponibilizam o Cartão em cidades próximas da região, acesse Portal Anvisa;
– O Serviço de Atenção à Pessoa Estomizada. Neste período, os pacientes serão direcionados aos AGs Garcia, Fortaleza e Velha para retirar os dispositivos de estomia (bolsas coletoras e materiais auxiliares), conforme os funcionamento das unidades;
– O setor de confecção da Carteira de Saúde (para manipuladores de alimentos);
– A Vigilância Epidemiológica (apenas plantão para atendimento aos hospitais e ambulatórios do município);
– A Ouvidoria da Saúde.
As informações foram divulgadas pela jornalista Marília Prado, da prefeitura de Blumenau.