Confira como foi a edição do Festival Craft Beer em Blumenau

Boas cervejas e boa música. Saiba tudo de mais um grande evento cervejeiro na cidade.

Arte: Claus Jensen [Oblumenauense]
Por *Helô Beckhauser (Heloísa)

Este fim de semana nossa coluna esteve presente no Festival Craft Beer, que aconteceu no sábado e domingo (24 e 25/09/22) no estacionamento do Vale Auto Shopping, em Blumenau.

O festival é um evento itinerante cervejeiro que nasceu em Joinville, em 2017. Já ocorreu também em Floripa, Itajaí e agora, pela primeira vez, esteve na capital nacional da cerveja.

Foto: Helô Beckhauser [OBlumenauense]
O evento tem entrada gratuita e é um ambiente bem bacana também para trazer crianças e pets. Essa edição em Blumenau teve um espaço kids para as crianças brincarem e muitos pets passeando com seus donos. Teve até cerveja para cachorro, para que os “aumigões” também curtissem o festival.

Foto: Helô Beckhauser [OBlumenauense]
Ao todo, o evento contou com 21 cervejarias brasileiras: Alfero, Alles Blau, Balbúrdia, Bastards, Belgard, Cerveja Blumenau, Das Bier, Faroeste, Glassvoll, Green Coast, HaenschBier, Locomotive, Maestro, Nefasta, Observatorium, Omas Haus, Red Cap, Schornstein, Stannis, Struck e Unika. Além de um stand da Brooklyn Brewery (New York) e da Distribuidora Bierbock, que trouxe cervejas conhecidas no país inteiro como a Dogma, Salvador, Everbrew, Trilha, Insana, entre outras.

Um dos destaques deste festival, é que a maioria das cervejarias participantes são aqui do nosso estado. Tivemos representantes de Blumenau, Balneário Camboriú, Gaspar, Indaial, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Nova Trento, Pomerode, Rancho Queimado, Rio Negrinho e São José.

Foto: Helô Beckhauser [OBlumenauense]
E já que estamos falando de Santa Catarina, vale citar nessa matéria a cerveja BR Farm trazida pela Omas Haus, produzida com ingredientes 100% catarinenses.

Ao todo, o evento contou com 205 cervejas diferentes, trazendo uma média de 9 estilos por stand. Possibilidades incríveis para todos os tipos de paladar. Mas nem só de cerveja vive o Festival Craft Beer… o evento também contou com a presença da Honning que trouxe 7 produtos entre hidromeis, sidras e não alcoólicos.

Além disso, também havia stand com vinhos, drinks, cafés, lanches, espetinhos, pastéis, hambúrgueres, coxinhas, porções, pizzas, batatas fritas, culinária mexicana, árabe, sorvetes e churros.

Foto: Helô Beckhauser [OBlumenauense]
O festival também contou com a apresentação de bandas, feira de artesanato, feira de vinil e artigos de colecionismo.

O aplicativo cervejeiro “Remembeer” (Android e iOS) também marcou presença com QR Code em todos os stands para que o público pudesse montar a sua própria taplist e votar em sua cervejaria favorita do evento. Quem levou esse prêmio para casa, foi a Glasvoll.

Apesar do mau tempo no domingo, não faltou animação e boas cervejas para o público presente. Sem dúvidas, este foi mais um grande evento aqui na capital nacional da cerveja. E quem ganha, somos nós Blumenauenses.

Prosit!

Helô Beckhauser: Sommelière de Cervejas e especialista em Harmonização Cervejeira. Atua no mercado cervejeiro há mais de 8 anos. Coleciona garrafas de cerveja, bolachas de chopp e boas histórias de bar.