Confira como está o andamento das obras de construção da ETA 5 em Blumenau

Nova estação de tratamento terá capacidade para tratar até 300 litros de água por segundo.

Foto: SAMAE de Blumenau

A construção da ETA 5 representa um avanço importante na ampliação do abastecimento de água tratada em Blumenau, especialmente para a região Norte da cidade. A obra, conduzida pelo SAMAE, vai beneficiar cerca de 150 mil pessoas e faz parte de um plano estratégico para garantir mais segurança hídrica aos moradores.

Na terça-feira (22/04/25), os trabalhos chegaram a uma nova etapa: a concretagem de estruturas que futuramente vão receber cinco dos sete módulos metálicos que compõem o sistema da estação. As atividades seguem em ritmo acelerado no terreno localizado na Rua Ari Santerri (logo depois da Ponte do Salto), no bairro Salto do Norte.

Até o momento, parte da base estrutural já foi executada e as fundações estão prontas para receber os novos módulos. Ainda restam as instalações dos componentes metálicos e os ajustes finais que permitirão a entrada em operação da estação, prevista para este ano.

Com capacidade para tratar até 300 litros de água por segundo, a ETA 5 atenderá diretamente os bairros Badenfurt, Salto do Norte, Testo Salto, Itoupavazinha, Itoupava Central, Fortaleza Alta e Fidélis, garantindo mais estabilidade no fornecimento e acompanhando o crescimento da demanda na região.

​A construção da Estação de Tratamento de Água ETA 5, em Blumenau, teve início em setembro de 2024, com a assinatura da ordem de serviço no dia 17 . A previsão inicial para conclusão da obra era abril deste ano.

No dia 3 deste mês, a obra recebeu quatro módulos metálicos de grande porte, cada um com 14,30 metros de comprimento, 3,80 metros de largura e 4 metros de altura. Eles compõem o conjunto de peças que atuarão na fase da floculação, decantação e filtro quando a estrutura estiver em operação.

Foto: SAMAE de Blumenau
Projeto do ETA 5 | Imagem: SAMAE de Blumenau