Confira como está a situação nas três barragens no Alto Vale do Itajaí

Os dados foram atualizados na manhã deste domingo (5/11).

Barragem Sul, em Ituporanga | Foto: divulgação

Na manhã deste domingo (5/11/23), duas barragens continuavam vertendo água no Alto Vale do Itajaí, segundo dados do monitoramento da Rede Hidrometeorologia da Defesa Civil de Santa Catarina. As informações, atualizadas online constantemente, são das 10h36 (Oeste e Sul) e 10h (Norte).

Na Barragem Oeste, em Taió (SC), o reservatório estava com 108,19% de sua capacidade de armazenamento tomada. Todas as sete comportas permaneciam fechadas e o Rio Itajaí do Oeste estava com 9,65 metros de altura acima do nível normal. Nas últimas 24 horas, não houve registro de chuva. A estrutura, de 260 metros de extensão e sete metros de altura, tem capacidade de reter 100 milhões metros cúbicos de água.

Em Ituporanga (SC), na barragem Sul, a água também está passando por cima do vertedouro, e o nível do Rio Itajaí do Norte estava em 3,04 metros. A capacidade de armazenamento estava em 106,62% e seguia com apenas uma das quatro comportas aberta. A barragem possui mais de 260 metros de extensão e sete metros de altura, que tem condições de reter 110 milhões de metros cúbicos.

Na maior barragem de Santa Catarina, localizada em José Boiteux, às 10h, o nível do reservatório estava em 84,21% de sua capacidade de armazenamento tomada. O rio Itajaí do Norte (Hercílio) que passa pela estrutura está em 3,21 metros, e também não houve registro de chuva acumulada nas últimas 12 horas.

As duas comportas continuam fechadas. A estrutura tem capacidade para armazenar 358 milhões de metros cúbicos de água e ajuda a reduzir o impacto das cheias em Ibirama e em municípios a partir do Médio Vale do Itajaí.


 

 


As imagens do deslizamento em Blumenau assustam, mas há uma boa notícia sobre o rio Itajaí-Açu.