Confira as obras e autores selecionados no concurso “Pão e Poesia” em Blumenau

Trabalhos impressos em pacotes serão distribuídos aos clientes das padarias da região.

Na terça-feira (9/01/24), a Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) anunciou os autores selecionados para a nova edição do Concurso Pão e Poesia em Blumenau. A iniciativa, retomada em 2023, visa incentivar o hábito da leitura poética através de um meio diferente: a impressão de obras literárias em sacolas para pão.

O projeto pretende alcançar um amplo público, inserindo poesias na vida cotidiana das pessoas que frequentam padarias, supermercados e lojas de conveniência. As embalagens dos produtos dos apoiadores do projeto servirão como veículo para esta forma singular de expressão cultural, permitindo que a poesia alcance os consumidores de uma maneira surpreendente e acessível.

A classificação indicativa das obras é livre, e os poemas selecionados serão destacados nas embalagens por um período de até 12 meses, transformando o ato de comprar pão numa experiência cultural enriquecedora.

Estimular o gosto por poesia e literatura enriquece nosso vocabulário e nutre nossa empatia e a compreensão dos sentimentos”, salienta o secretário de Cultura, Sylvio Zimmermann Neto. “Em um mundo muitas vezes saturado por informações rápidas e superficiais, a poesia e a literatura oferecem um refúgio para a contemplação, a introspecção e a conexão humana.”

Autores e obras selecionadas no concurso Pão & Poesia 2023:

Fabiana Lange Brandes
Título: Calendários e Relógios

Maria Aparecida Goedert
Título: Rendada

Yana Bentes da Costa Froeschlin
Título: Minhas estações

Ricardo Brandes
Título: II

Michele Doering Eschenbach
Título: Água

Elisa dos Santos Cabral
Título: Coração cigano

Alice Cabral e Silva
Título: Escolhas

Shirlei Jeane Dickmann
Título: Mulher

Daniel de Moraes Pinheiro
Título: Música

Alessandra Regina Paixão
Título: Maternagem

Neander Südel Ruthzatz
Título: Alma de Artista

Aline Bischof
Título: Temos poemas fresquinhos!

Com informações de Sérgio Antonello, da SECOM/BNU