Na tarde desta segunda-feira (9/08/21), sentaram à mesa para negociar o Sindetranscol (Sindicato dos Empregados nas Empresas Permissionárias do Transporte Coletivo Urbano de Blumenau, Gaspar e Pomerode) e representantes da empresa Blumob, vencedora da licitação para explorar o transporte coletivo em Blumenau.
O resultado desse encontro foi transmitido em duas assembleias dos trabalhadores realizadas na manhã e tarde desta terça (10). A única decisão aprovada é que irão aguardar o final das negociações para quinta (12), quando pode ser declarada uma greve, caso as duas partes não cheguem a um acordo.
Na assembleia anterior, realizada do dia 28 de julho, foi decidido pelo “Estado de Greve” e pela assembleia de hoje para avaliar uma possível proposta da empresa. Segundo o Sindetranscol, a empresa sinalizou a intenção de negociar e apresentar uma proposta para ser avaliada.
A data-base dos trabalhadores do transporte coletivo é 1º de Julho e os trabalhadores alegam uma perda salarial de 11,55%, acumulada entre novembro de 2019 a junho de 2021.