Na próxima segunda-feira (2/07/18), acontecerá o lançamento do “remo adaptado”, uma nova modalidade do Programa Paradesporto. A solenidade está marcada para iniciar às 9h na sede do Clube Náutico América, localizado na Rua 15 de Novembro, 74, no Centro. Blumenau foi a cidade escolhida pela Confederação Brasileira de Remo para ser o piloto de um projeto de formação paralímpica a longo prazo, denominado “Clube Formador Paralímpico”.
O coordenador da iniciativa e técnico da Seleção Brasileira de Remo, Fernando Carvalho Neto disse que fez uma pesquisa nos polos de remo existentes no Brasil e achou várias iniciativas em que Blumenau era destaque no paradesporto. Outro detalhe que chamou a sua atenção foi o engajamento do poder público e a identificação que a cidade tem com o Clube Náutico. “Então entendi que esse seria o local certo para começarmos” disse Carvalho. A intenção é que até o final do ano, a proposta possa ser replicada em outras regiões do país.
O projeto será realizado por meio da Secretaria de Educação (Semed) e da Fundação Municipal de Desportos (FMD), em parceria com a Confederação Brasileira de Remo, Clube Náutico América e Associação do Paradesporto de Blumenau (Apesblu).
Pela parceria, a confederação fornece os equipamentos para os treinos, como o barco completo, e dará o suporte de acompanhamento técnico dos professores, que serão mantidos pela Semed, entre eles o técnico e atleta Roque Zimmermann.
Ainda segundo Fernando, atletas com potencial participarão de eventos mundiais, custeados pela entidade, além de campings de treinamento com a Seleção Brasileira paralímpica para avaliações técnicas sem custo para o município. “O objetivo maior é oportunizar a participação desses talentos no esporte do remo e, com isso, formarmos seres humanos com autoestima elevada e com sonhos para o futuro”, afirmou o técnico.
As inscrições poderão ser feitas diretamente com o professor responsável pela modalidade, no próprio clube. Há vagas tanto para pessoas com deficiência em idade escolar, como para adultos. As aulas ocorrerão todos os dias à tarde, das 13h30 às 17h30.
“Essa é a realização de um sonho para todos nós. Já havíamos tentado implantar o remo, mas como o investimento era muito alto, tivemos que desistir. Essa parceria com a confederação nos possibilita agora realizar esse projeto, além de significar o reconhecimento do nosso trabalho a nível nacional”, concluiu a diretora do Paradesporto de Blumenau, Giselle Margot Chirolli.