A reportagem do Jornal Nacional exibida na noite desta terça-feira (18), trata sobre as quadrilhas de criminosos que se infiltram nos condomínios dos programas Minha Casa Minha Vida em Santa Catarina. Blumenau e Criciúma foram citadas, que mostra ao país uma outra realidade blumenauense, diferente da Oktoberfest e tudo associado a ela.
Em Criciúma os bandidos ameaçam os moradores dos apartamentos até espulsá-los para depois vender os imóveis por valores bem baixos ou até alugar. Entre as ameaças está colocar fogo na família, agressão física e há inclusive relatos de espancamentos.
A situação se repete em Blumenau, onde um morador relata por telefone ao repórter, que quando vai trabalhar, não sabe se na volta o apartamento foi invadido e estará inteiro. Os moradores também denunciaram que crianças são recrutadas pelos bandidos para o tráfico de drogas.
Segundo o Delegado de Polícia Antônio Campos Neves, esses criminosos fazem parte de quadrilhas que atuam dentro e fora das penitenciárias catarinenses. Elas estavam envolvidas nos 3 últimos ataques à ônibus e policiais. Neves disse que quando eles saem do sistema penal, acabam se alojando nesses condomínios.
Assista a reportagem completa: