Concurso premia os melhores queijos artesanais de Santa Catarina

Organizado pela Epagri, o evento aconteceu no final de novembro e reuniu uma diversidade de produtos de alta qualidade.

Foto: Epagri

No final de novembro, aconteceu em Lages (SC) o 1° Concurso Estadual dos Queijos Artesanais de Santa Catarina, organizado pela Epagri. A competição, que avaliou 138 queijos, premiou o produtor José Carlos Semprebom de Nova Veneza (SC) com a Medalha Super Ouro e duas de Prata.

A comissão técnica, formada por especialistas em análise sensorial e produção de lácteos, incluiu chefs de cozinha e lojistas, garantindo uma avaliação criteriosa e diversificada. Além do Super Ouro, 14 queijos foram agraciados com a medalha Ouro, 28 com Prata e 26 com Bronze. Estes produtos representam 30 municípios, destacando a riqueza e variedade da produção queijeira catarinense.

Paralelamente ao concurso, ocorreu o IV Simpósio de Queijos Artesanais, reunindo mais de 250 inscritos, incluindo produtores, pesquisadores e profissionais da gastronomia. Este evento, que contou com a parceria de diversas instituições e patrocínio da Secretaria da Agricultura, Sicoob e Sicredi, focou em temas como produção, legislação e valorização territorial dos queijos.

O concurso foi realizado juntamente com o IV Simpósio de Queijos Artesanais | Foto: Divulgação/Epagri

A importância da legalização e qualificação dos queijos artesanais foi enfatizada por Telma Köene da Epagri. Ela destacou a relevância econômica e cultural desses produtos, bem como a necessidade de capacitação técnica para aprimoramento da qualidade e segurança. Santa Catarina já legalizou três queijos artesanais com identidade geográfica, incluindo o Queijo Artesanal Serrano, o Kochkäse e o Queijo Diamante.

O esforço contínuo para a valorização e reconhecimento do queijo artesanal é evidente nas palavras de Andréia Meira Schlickmann, extensionista da Epagri. Ela sublinha que iniciativas como o concurso e o simpósio impulsionam a visibilidade dos produtos, incentivando os produtores a perseguir a excelência e a autenticidade.

O sucesso do evento prenuncia a próxima edição do concurso em Agronômica e o quinto Simpósio de Queijos Artesanais, programado para ocorrer em Brasília, reafirmando o compromisso da Epagri e seus parceiros em elevar o patamar dos queijos artesanais de Santa Catarina.

Os queijos premiados no concurso são produzidos em 30 municípios catarinenses: Nova Veneza, Braço do Norte, Bom Retiro, Lajeado Grande, Orleans, Rancho Queimado, Iraceminha, Águas Mornas, Itapiranga, Petrolândia, Morro da Fumaça, Rio do Sul, São Joaquim, Capão Alto, Monte Castelo, Major Gercino, Pouso Redondo, Anitápolis, Timbó, Ponte Alta, Ipumirim, São José do Cerrito, Siderópolis, Ibirama, Correia Pinto, Timbó, Seara, Vargem Bonita, Piratuba e Biguaçu.

Dos 138 produtos avaliados no concurso, 14 receberam a premiação Ouro, 28 a Prata e 26 a Bronze | Foto: Divulgação/Udesc