Concurso Nacional de Cerveja da Unicesumar tem vencedores de Santa Catarina

A competição foi desenvolvida com o objetivo de aplicar o aprendizado teórico do aluno na criação de sua própria cerveja e, ainda, obter uma avaliação de profissionais da área.

Foto: divulgação / Unicesumar

Após uma criteriosa avaliação, Gilliard José Lopes de Jaraguá do Sul, foi o grande vencedor em 2024 do 3° Concurso Nacional de Produção Cervejeira da Universidade Unicesumar. Vale lembrar que o primeiro concurso realizado em 2022, teve como vencedor Luiz Eduardo Seibel, também de Santa Catarina. Luiz é aluno da Unicesumar de Gaspar, o que mostra um destaque de profissionais do estado.

A competição foi desenvolvida com o objetivo de aplicar o aprendizado teórico do aluno na criação de sua própria cerveja e, ainda, obter uma avaliação de profissionais da área.
De acordo com Gilliard, faltam palavras para descrever a felicidade em ganhar o concurso. “Para mim é uma honra saber que além de poder degustar uma boa cerveja, eu posso fazer ela. E isso só é possível por conta dos feedbacks que recebi durante o concurso e de todos os aprendizados na graduação da EAD UniCesumar”, disse o aluno.

O resultado do 3º Concurso Nacional de Produção Cervejeira de 2024 foi:

Categoria Cervejeiro Iniciante:
1º lugar – Gilliarde José Lopes – Jaraguá do Sul (SC)
2º lugar – Wagner Ribeiro Moreira – João Monlevade (MG)
3º lugar – Luis Antonio Comerlato – Porto Alegre (RS)

Categoria Produção Caseira:
1º lugar – Fernando Viol Nantes – Piraju (SP)
2º lugar – Luis Felipe Lôbo – Congonhas (MG)
3º lugar – Danilo Cardoso Costa de Oliveira – Piraju (SP)

Segundo a coordenadora do curso, Andrea Shima, os alunos puderam registrar as etapas do processo de elaboração da bebida e aprenderem novas técnicas e conhecimentos na prática da produção de cervejas. “Durante o período do concurso, os participantes contaram com o apoio da comissão organizadora para auxílio na operacionalização e desenvolvimento do desafio. Ao final do processo, engarrafaram e enviaram a amostra à nossa sede, para que a comissão fizesse a avaliação”, detalha.

Os jurados não tiveram acesso a nenhuma informação do aluno, somente dos ingredientes usados na fabricação da bebida. As amostras foram avaliadas nos quesitos aparência, aroma, sabor, sensação na boca, impressão geral e fidelidade ao estilo proposto ou inovação.

Os jurados foram profissionais renomados, proprietários de cervejarias premiadas em edições do Concurso Nacional de Cerveja de Blumenau, muitos com mestrado e doutorado em Engenharia Química.

Atualmente são mais de 1.000 alunos matriculados em todo o Brasil no Curso Superior de Produção Cervejeira, que se tornou o único Tecnólogo em EAD reconhecido pelo Conselho Federal de Química.