quarta-feira, 20 outubro 2021
InícioGeralConcluída restauração de casa enxaimel em Pomerode tombada pelo Iphan em 2007

Concluída restauração de casa enxaimel em Pomerode tombada pelo Iphan em 2007

 

 

 

 

A quarta-feira (5/02/20) foi um especial para a preservação da arquitetura colonial de Pomerode (SC). O município recebeu a conclusão das obras de restauro da casa enxaimel de tijolos aparentes, localizada Sítio Tribess, exemplar raro na região e representativa da história da ocupação da imigração alemã. O imóvel foi tomado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2007, quando começou a restauração.

 

 

Ao todo, foram investidos R$ 178 mil no imóvel. O valor foi investido na substituição completa da cobertura, vedações em madeira e instalações elétricas, além da recuperação da estrutura em enxaimel, de alvenarias, pisos e esquadrias. O objetivo da ação foi recuperar a integridade da casa, mantendo as características que motivaram sua proteção como Patrimônio Cultural Brasileiro.

 

 

A casa integra o Conjunto Rural do Sítio Tribess. Ali inclusive, foi lançado, também em 2007, o projeto Roteiros Nacionais de Imigração, iniciativa do Ministério da Cultura e do Iphan que se insere no conjunto de ações de reconhecimento e valorização da contribuição das diversas etnias na formação da identidade cultural brasileira. Na ocasião, o então ministro da Cultura, Gilberto Gil, esteve no Sítio Tribess, para o lançando do programa.

 

 

 

Casa enxaimel

Comum na região do Médio Vale do Itajaí, a composição da casa enxaimel de tijolos aparentes, com rancho aos fundos, é representativa em Pomerode. No caso do Sítio Tribess, o pátio de serviços foi substituído por um espaço contíguo aos fundos da casa, logo após a cozinha e área de serviço, onde se inicia o rancho e ferramentas de trabalho e animais de criação doméstica marcam sua presença.

Na estrutura, destacam-se o embasamento em pedras, os encaixes das peças estruturais de madeira, sua relação com o rancho e a preservação de elementos originais (piso de tábuas largas no interior da casa, chão batido na entrada da cozinha, na área entre o rancho) e a ambientação interna; além da composição e integridade do rancho, com as baias para os animais, ferramentas de trabalho e embasamento de pedra, entre outras características que atestam sua autenticidade.

Fonte: Iphan

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS