Concerto “A Flauta Mágica” chega a Blumenau com a Philarmonia Brusque

Apresentação está marcada para o próximo sábado (15/06) no Centro Cultural 25 de Julho.

Neste sábado (15/06/24), às 20h, o Centro Cultural 25 de Julho de Blumenau receberá o concerto do Circuito A Flauta Mágica, executado pela Philarmonia Brusque. A apresentação traz uma releitura inovadora da ópera de Mozart em versão instrumental e com a narração da história pelo ator Daivid Matias Krause.

A direção musical é do maestro Sérgio Luiz Westrupp, que tem uma relação com Blumenau, já que em meados da década de 1990 foi o maestro do Coro Misto do 25 de Julho. Em 1995, ele acompanhou o grupo em uma viajem para a Europa, com apresentações em diferentes cidades da Alemanha. O roteiro incluiu as capitais da Itália e Áustria.

O concerto do Circuito A Flauta Mágica foi selecionado pelo Edital Lei Paulo Gustavo LPG SC 2023, sendo financiada com recursos do Governo Federal e da Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural, através da Fundação Catarinense da Cultura. O espetáculo já foi apresentado em Brusque, Timbó e Balneário Camboriú.

Sobre a Philarmonia Brusque

A Associação Artístico Cultural Philarmonia Brusque, fundada em 8 de agosto de 2020, tem como objetivo principal a manutenção da Orquestra Philarmonia Brusque e o fomento à produção e educação musical. A orquestra não possui um quadro fixo de integrantes, permitindo flexibilidade na composição de seus concertos e projetos​​.

Concerto “A Flauta Mágica” com a Philarmonia Brusque
Data e horário: sábado (15/06), às 20h
Local: Centro Cultural 25 de Julho de Blumenau | Rua Alberto Koffke, nº 354, no Centro de Blumenau
Evento gratuito, mas é necessário garantir o ingresso no Sympla

Ópera A Flauta Mágica de Mozart

A Flauta Mágica (Die Zauberflöte) é uma ópera em dois atos composta por Wolfgang Amadeus Mozart, com libreto de Emanuel Schikaneder. A obra estreou em Viena em 30 de setembro de 1791 e é uma das mais populares e encenadas óperas de Mozart.

Enredo

A história se passa em um reino imaginário e gira em torno do príncipe Tamino, que é salvo de uma serpente gigante por três damas da Rainha da Noite. Elas mostram a ele um retrato de Pamina, filha da Rainha, por quem ele se apaixona instantaneamente. A Rainha da Noite implora a Tamino para resgatar Pamina, que foi sequestrada pelo sacerdote Sarastro.

Com a ajuda de uma flauta mágica e de seu companheiro, o caçador de pássaros Papageno, Tamino embarca em uma jornada para salvar Pamina. Durante sua missão, ele enfrenta várias provas de caráter e virtude.

Ao longo da ópera, descobrimos que Sarastro não é um vilão, mas um guardião da sabedoria e da verdade. A Rainha da Noite, por outro lado, revela-se uma figura de malícia e vingança. Tamino e Pamina, com a ajuda da flauta mágica, conseguem passar pelas provas de Sarastro, provando sua pureza e amor verdadeiro. No final, a luz da sabedoria e da verdade triunfa sobre a escuridão da ignorância e do mal.

Temas

A ópera explora temas como a luta entre o bem e o mal, o triunfo da razão e da sabedoria sobre a superstição e a ignorância, além de destacar a importância do amor e da virtude. A combinação de elementos cômicos e sérios, juntamente com a música sublime de Mozart, faz de A Flauta Mágica uma obra única no repertório operístico.