Como ser assertivo em um novo negócio?

Ask-New

Pesquisa de mercado e planejamento são as apostas dos investidores

Em 2013 foram criadas aproximadamente 1,8 milhões de novas empresas no Brasil, já no primeiro mês de 2014, entraram no mercado cerca de 160 mil novos empreendimentos. Estes dados são do Serasa Experian sobre o nascimento de empresas. Outro número interessante divulgado pelo Serviço de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é que 60% das empresas fecham as portas até o segundo ano de existência. A falta de planejamento, não conhecer o mercado e a inexperiência em desenvolver estratégias para conquistar clientes, são os principais fatores que levam as empresas à falência.

Há um ano no mercado a AskNew, empresa blumenauense focada em pesquisa e marketing, é especializada em auxiliar empreendedores e investidores no planejamento estratégico de negócios através de pesquisas e análises de mercado, viabilidade de empreendimentos, apontamento de tendências, testes de comunicação e produto, entre outros. “Ao identificar os novos hábitos, comportamentos, atitudes, valores, necessidades, opiniões e motivações das pessoas, podemos indicar qual o melhor direcionamento para a empresa entrar no mercado, desenvolver estratégias e se consolidar conquistando suas metas”, explica Cristina Otte, sócia-proprietária da AskNew.

A pesquisa é fundamental no desenvolvimento de um plano de negócios para identificar as necessidades de mercado e validar ideias. Estas informações são a base de tudo, para quem quer investir e para quem busca investidores para seu negócio. “Exemplo disto são as Startups, que muitas vezes já nascem com um bom aporte financeiro por ter um plano que demonstra bom conhecimento de seu público alvo e mercado”, comenta Janine Kuroski Fischer também sócia da empresa.

Hoje a maior procura pelos serviços da AskNew é de empresários iniciando novos negócios ou daqueles que possuem empresa consolidada mas que desejam incrementar o portfólio com produtos e serviços inovadores. “Como vivemos em um ambiente cada vez mais dinâmico, é importante lembrar que as pesquisas devem ser realizadas tanto antes de abrir um negócio quanto durante a atuação da empresa, pois é preciso ajustar estratégias ao longo do percurso para não entrar nessa estatística de empresas que fecham as portas em menos de dois anos. A observação estruturada do comportamento do consumidor é ferramenta necessária para garantir resultados assertivos, com a criação de estratégias que vão contribuir para o crescimento empresarial, valorizando a marca e criando inovação de mercado”, acrescenta Janine.

Camila Tibes | Oficina das palavras