Como lidar com o envelhecimento?

Edinas_Roberto-Esmeraldino_d_18-8-16

 

Por Liliani Bento

A população está envelhecendo e, com isso, novas necessidades surgiram para atender essas pessoas. O público com mais de 60 anos no Brasil já soma cerca de 12% da população, sendo 8,4% de homens e 10,5% de mulheres, segundo o IBGE. A previsão é de que em 2020 os homens com mais de 60 anos sejam 11% e as mulheres 14% da população brasileira. Projeções das Nações Unidades (Fundo de Populações) indicam que uma em cada nove pessoas no mundo tem 60 anos ou mais e o estudo aponta, ainda, que, em 2050, pela primeira vez, haverá mais idosos do que crianças com menos de 15 anos no mundo.

Com o objetivo de ajudar aqueles que se encontram na chamada Terceira Idade e os seus filhos a lidarem com essa nova fase da vida dos seus pais, é que a Igreja Evangélica Assembleia de Deus Blumenau (IEADBlu),em Blumenau, está organizando para o dia 27 de agosto, a partir das 15h30min, o “Encontro Abraçando Essa Promessa – a Terceira Idade!”. A tarde será dedicada as pessoas com mais de 60 anos com a realização de palestras, depoimento de uma mulher com 86 anos que está totalmente lúcida e momento de esclarecimento de dúvidas, além de testes de glicemia, pressão arterial, colesterol total sem custos para os participantes.

Após as palestras, serão servidos café e sopa gratuitamente. Uma das organizadoras do evento, Edina Esmeraldino, explica que o depoimento de Dona Santa será sobre equilíbrio, saúde e fé. “O mais interessante é que o evento pertence à igreja evangélica, no entanto, Dona Santa é uma das figuras mais importantes da igreja católica. A escolha dela para o depoimento é justamente para reforçar que a fé, independente de qual é a igreja, ajuda as pessoas a lidarem melhor com a Terceira Idade. Ela é um exemplo de disposição e alegria”, afirma.

Confira a programação:

Organização: IEADBlu – Rua São Paulo, 890
Como participar? Nâo precisa se inscrever, bastar chegar no horário
A partir das 15h30min – palestras com o geriatra Roberto Esmeraldino, com a nutricionista Caroline Firmo, a fisioterapeuta Patricia Wippel, a psicóloga Francielle Haideman e o testemunho de vida de Dona Santa, 86 anos, que vai falar sobre equilíbrio, saúde e fé.
A partir das 17h30min – Serão servidos café e sopa
A partir das 18h30min – Culto com o pastor Antonio de Lisboa Filho, de São Paulo
Apresentação teatral do grupo Semear e Grupo da Terceira Idade

Durante o evento serão realizados os testes gratuitos: de glicemia, de pressão arterial, de colesterol total e o sorteio de 8 aparelhos de medição de glicemia