Por *Bianca Jensen (@biancajenseen)
A Oktoberfest é o maior e mais esperado evento da cidade pela maioria dos blumenauenses e turistas! Ela é inspirada na festa que acontece em Munique, na Alemanha e a de Blumenau é a segunda maior do mundo e a maior das Américas!
A festa surgiu por uma tragédia que aconteceu em 1984 e não lembra em nada a festa, que foi a grande enchente de Blumenau. Ela surgiu para ajudar a cidade a recuperar a economia que foi extremamente afetada, além de trazer mais alegria para a cidade.
Hoje a festa está em sua 38ª edição e em todos os anos são escolhidas a rainha e duas princesas para representarem a festa durante todo o próximo ano
Atualmente a parte gastronômica da festa conta com mais de 150 pratos da tradição germânica dentre eles, se destacam: batata recheada, bretzel, o goulash, spätzle, joelho de porco, marreco recheado e é claro, o salsichão Würstchen que são as grandes atrações.
Você deve estar se perguntando: como aproveitar tudo isso, e ainda manter a dieta em dia?
É exatamente sobre isso, o nosso papo de hoje. Trouxe algumas orientações pra que você possa curtir a festa sem se culpar depois, vamos lá?
1. Programe-se: Tem algum prato que você queira muito experimentar? Mantenha o foco nele, isso te ajudará a não cair nas tentações na hora de comer algo que você não tenha tanta vontade assim.
2. Coma devagar e saboreie a comida. Afinal de contas, você sente o sabor da comida na boca não no estômago, aproveite a experiência!
3. Se você for com o seu parceiro(a) peça pratos diferentes, assim, você prova mais opções e divide a comida.
4. Fora da festa, procure se alimentar de forma saudável, assim a alimentação da noite não vai causar um impacto tão grande na sua dieta, e o p Claro que uma das grandes atrações da festa também são os chopes. Para curtir sem se exceder, você pode intercalar com água, ou seja, um copo de chope + ½ garrafa de água ou 1 inteira. (Pois, apesar de ser líquido, são bem calóricos!). Além disso, manter-se hidratado é extremamente importante, porque o chope (ou cerveja) são bebidas que desidratam e isso pode te dar mais sintomas de ressaca, por conta dessa desidratação!
6. Cuide com o “JA QUE”: “Já que comi besteira ontem à noite, hoje não adianta comer saudável” e “Já que furei a dieta, nem adianta tentar voltar”, são desculpas muito comuns para procrastinar uma alimentação saudável;
Garanto que se você seguir esses passos, quando a festa acabar, você não vai se sentir culpada por ter aproveitado.
* Bianca Jensen é nutricionista (CRN-10/9605P) formada pela FURB, focada em emagrecimento e comportamento humano. Busca auxiliar seus pacientes de forma que olhem para a sua alimentação com consciência para que haja uma efetiva mudança de hábitos. Você pode conhecer o trabalho pelo Instagram e entrar em contato através do WhatsApp.