Uma reunião nesta quinta-feira (7/12/23) em Brasília (DF) teve como objetivo a formação de um comitê técnico para aprimorar o atendimento no setor aéreo. O encontro reuniu representantes da Secretaria Nacional do Consumidor, vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, e da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR). O objetivo é unir esforços
A iniciativa surge como resposta a uma série de queixas relacionadas a falhas no atendimento, como cancelamentos e atrasos de voos, em especial passageiros idosos e crianças, além dos desafios na obtenção de reembolsos.
O secretário nacional, Wadih Damous, ressaltou a importância de explorar ações construtivas para atender às necessidades dos consumidores. Já Jurema Monteiro, presidente da ABEAR, enfatizou a dedicação das empresas em melhorar continuamente o serviço ao consumidor. Ela relatou que houve um aumento significativo no índice de solução de queixas na plataforma consumidor.gov.br, de 75,3% em 2022 para 81,8% até outubro de 2023.
O comitê, que deve iniciar suas atividades no início de 2024, foi estabelecido com representantes da Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata), da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (Alta), além de integrantes das principais companhias de aviação do país. A portaria de constituição do grupo está prevista para ser publicada em breve, conforme informou o Ministério da Justiça e Segurança Pública.