Começa o Enem 2023 com 3,9 milhões de inscritos em todo o Brasil

Candidatos realizam provas de linguagens, códigos, ciências humanas e redação neste domingo (5/11).

Foto (arquivo): Marlise Cardoso Jensen [OBlumenauense]

A primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 teve início deste domingo (5/11/23) com a aplicação das provas de linguagens e códigos, ciências humanas e redação. Um total de 3,9 milhões de candidatos estão inscritos para participar do exame em 1.750 municípios, abrangendo todas as 27 unidades da federação.

No segundo dia de prova, que ocorrerá em 12 de novembro, os estudantes enfrentarão questões de ciências da natureza e matemática.

Em ambos os dias, os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, seguindo o horário de Brasília. O início das provas está agendado para as 13h30 em ambos os dias, com horários diferentes de término: hoje, as provas se encerrarão às 19h, enquanto em 12 de novembro, o término será às 18h30.

Os candidatos devem portar um documento de identificação original com foto, sendo aceitos documentos como Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), passaporte e Carteira de Trabalho emitida após 27 de janeiro de 1997. Além disso, serão aceitos documentos digitais com foto, como o e-Título, CNH digital e RG digital, desde que apresentados nos respectivos aplicativos oficiais; fotos da tela do celular não serão aceitas.

Outro item essencial a ser levado é uma caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. O Cartão de Confirmação de Inscrição não é obrigatório, mas é recomendável.

O Enem representa a principal forma de acesso ao ensino superior público no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As notas também podem ser usadas para concorrer a bolsas pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) e para participação no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Adicionalmente, os resultados podem ser aproveitados para ingressar em instituições de ensino portuguesas que possuam convênio com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Além disso, algumas instituições de ensino privado utilizam a nota do Enem para acesso direto ou concessão de bolsas.

Fonte: Agência Brasil