A safra da tainha começa hoje, 15 de maio, e se estende até 15 de julho. A pesca da tainha depende das condições atmosféricas e oceanográficas que atuam durante o período. Dentre as condições atmosféricas a entrada de frentes frias e ventos do quadrante sul são esperados com ansiedade pelos pescadores. Estes fenômenos são, juntamente com o aumento da salinidade nos estuários, o gatilho para a saída das tainhas para o início do seu ciclo reprodutivo comumente conhecido como “corrida da tainha”.
Entretanto, o vento do quadrante sul atua por alguns dias e depois virar para leste/nordeste para que as tainhas encostem nas praias e sejam capturadas. Além disso, se o vendo provocar ondas altas não é possível fechar o cerco, prejudicando a captura pelos pescadores artesanais.
As temperaturas da água do mar no início da safra de 2012, 2013 e 2014 na costa Sul do Brasil não apresentam diferenças significativas.
Previsão: há indicativos de chegada de vento sul forte entre os dias 23 e 25/05, com diminuição da temperatura da água no Sul do Brasil, Uruguai e Argentina, provocando a saídas dos cardumes dos estuários e possibilitando capturas no Estado.
Gilsânia Cruz – Meteorologista | Argeu Vanz – Oceanólogo | Epagri/Ciram