Combate ao abuso sexual infantil é intensificado no mês de maio em Gaspar

Para que as ações tenham resultado, é imprescindível o envolvimento da sociedade e denunciar qualquer suspeita.

Arte/Montagem: Claus Jensen [OBlumenauense]

Em Maio, é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Por isso, durante todo mês, Gaspar intensificou as ações de conscientização sobre o tema.

De acordo com dados do Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (SIPIA), em 2022 foram registrados 73 casos de abuso sexual no município. Neste ano os novos relatados já somam 19 novos casos, evidenciando a necessidade de uma ação enérgica e contínua no enfrentamento desse problema.

A campanha Maio laranja tem como o propósito conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção e proteção de crianças e adolescentes em diversas atividades. O Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS), vinculado à Secretaria de Assistência Social, é responsável pelo atendimento às crianças e adolescentes vítimas de abuso e exploração sexual em Gaspar.

A equipe multidisciplinar do CREAS oferece apoio, orientação e acompanhamento, realizando acolhimento, escuta especializada e encaminhamentos para a rede de serviços locais.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, foi instituído em memória de Araceli Crespo, uma criança de 8 anos que foi sequestrada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973.

Para que as ações tenham resultado, é imprescindível o envolvimento da sociedade e denunciar qualquer suspeita. Os canais disponíveis para as denúncias são o Disque 100, Ligue 180 e o aplicativo SABE. É garantido o sigilo e a segurança de quem informa a ocorrência desse tipo de crime.