terça-feira, 7 dezembro 2021
InícioGeralComandante do Corpo de Bombeiros e Diretor de Trânsito falam sobre a...

Comandante do Corpo de Bombeiros e Diretor de Trânsito falam sobre a Semana Nacional do Trânsito

Abertura Semana Nacional Transito (23)

Fotos: Luciano Bernz

A Semana Nacional do Trânsito, que teve sua abertura oficial na manhã desta quinta-feira (18), marcou o início das atividades de educação e orientação no trânsito que serão feitas pela Escola Pública de Trânsito (EPTrans). O comandante do 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, Major José Gamba Júnior e o Diretor de Trânsito Fábio Campos da Silva conversaram com nossa equipe.

Bombeiro-Gamba

Comandante Major José Gamba Júnior

Estamos comemorando a Semana Nacional do Trânsito em todo Brasil. Aqui em Blumenau especificamente, o Corpo de Bombeiros está presente, somando seus esforços com os demais órgãos de segurança, para reduzir esses índices alarmantes de acidentes de trânsito na região, buscando a conscientização da população.

Para se ter uma ideia, quase 70% dos atendimentos emergenciais realizados pelo Corpo de Bombeiros no município, estão relacionados diretamente a acidentes de trânsito. Precisamos que a comunidade some seus esforços junto conosco, melhorando essa conscientização para que possamos reduzir esses índices.

 

Fabio-Campos

Diretor de Trânsito do Seterb,  Fábio Campos da Silva

OBlumenauense: A Semana Nacional do Trânsito vem para ressaltar a importância da educação no trânsito. O número de mortes em acidentes é preocupante?

Fábio Campos: Infelizmente sim. Já temos 29 mortes no trânsito de Blumenau este ano. Destes, seis são pedestres. Estamos desde o ano passado buscando o que fazer para amenizar isso. Achamos uma alternativa: a comunicação entre pedestre e motorista, feita através do gesto. É mais um meio de ser visto. Com essa motivação do pedestre em se comunicar, esperamos reduzir os atropelamentos na faixa de segurança.

Algumas destas mortes de pedestres foram fora da faixa. Por isso buscamos também a conscientização para que se atravesse a rua em local seguro. Existem vários pontos seguros na cidade para se fazer a travessia. Então, incentivando o uso da faixa, junto com a campanha “Estenda a mão, respeite a vida”, esperamos reduzir esses números.

OBlumenauense: Depois da obrigatoriedade do curso para motoboys, teve alguma redução do número de acidentes com esses profissionais?

Fábio Campos: Sim. Os acidentes com os profissionais que trabalham com transporte de carga com motocicleta, reduziu bastante. O maior problema hoje não são os motoboys, mas sim aqueles condutores que usam a motocicleta para ir ao trabalho, estudo ou lazer. São esses motociclistas que estão morrendo no trânsito hoje.

Temos acidentes com moto-fretistas, mas são poucos. Isso não isenta esses profissionais de andarem em alta velocidade nos corredores de serviço da cidade. Estamos estudando uma forma de coibir esse tipo de atitude.

Estamos buscando amenizar em todas as categorias, pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas. Por isso, colocamos no dia de hoje, carros batidos expostos em vários pontos da cidade, mostrando a fragilidade que é o ser humano.

OBlumenauense: Qual a mensagem que a Guarda Municipal de Trânsito pode deixar para a população nesta Semana Nacional do Trânsito?

Fábio Campos: Responsabilidade. Todos nós temos que assumir a responsabilidade. Quem fiscaliza, quem conduz e quem educa. Cada um tem que fazer o seu papel da melhor forma possível. Se programar bem o seu trajeto, andar de forma saudável, fazer uma boa manutenção no veículo, respeitar a sinalização e o próximo.

Essa é a principal mensagem: Vamos assumir a responsabilidade no trânsito. Todos juntos, podemos fazer um trânsito diferente.

Luciano Bernz
Responsável por toda a cobertura externa de OBlumenauense, sou nascido e criado em Blumenau. Trabalho há 25 anos com vendas, tendo passagem pela Rádio Blumenau e Rádio Clube de Itajaí, onde além de contato comercial, também fiz cobertura de festas e eventos.

MAIS LIDAS