Com previsão de chuvas fracas a moderadas, o nível do Rio Itajaí-Açú deve estabilizar

Foto: Claus Jensen / Arquivo
Foto: Claus Jensen / Arquivo
Foto: Claus Jensen / Arquivo

Na manhã deste domingo (11), a Defesa Civil de Blumenau registrou quatro ocorrências nos bairros Garcia, Badenfurt, Velha e Água Verde. Foram três quedas de árvores e um deslizamento, todos sem nenhuma gravidade.

A partir das 17h o nível do Rio Itajaí-Açú chegou aos 6m, de acordo com os dados do AlertaBlu. Na medição das 18h, ele tinha subido 4cm, se mantendo estável até então. Entramos às 19h22min em contato com o Diretor da Defesa Civil de Blumenau, para buscar mais informações.

OBlumenauense: Qual é a previsão do Rio Itajaí-Açú para as próximas horas?

Adriano da Cunha: A previsão é de chuvas fracas até a manhã de segunda-feira (12) e a partir da tarde o tempo ficará estável. Na medição das 19h o nível do Rio Itajaí-Açú estava com 6,04m. Segundo projeção do CEOPS/Furb, com a chuva que caiu até o momento no Vale do Itajaí, o rio deve chegar a 6,10m ou 6,15m, e estabilizar. Se tivermos um volume mais significativo de chuva na bacia como um todo, será rodado um novo modelo que indicará nova projeção.

OBlumenauense: Para quarta-feira (14) o Epagri/Ciram previu a volta do tempo instável. Devemos nos preocupar com essa chuva?

Adriano da Cunha: A equipe do Alerta Blu já está tratando especificamente dessa chuva e irá rodar os modelos a partir desta terça-feira (13) para verificar qual será a intensidade para a semana que vem. Nós sabemos que existe a condição de chuva, mas para saber com mais precisão, somente com 24h a 48h de antecedência.

OBlumenauense: Temos que nos preocupar com as águas que vem do Alto Vale?

Adriano da Cunha: O que sabemos é que as barragens estão com a água controladas, inclusive algumas comportas abertas, o que vai manter o rio em Blumenau mais ou menos estável. Se tiver precipitação de chuva mais intensa nas próximas horas ou madrugada, isso pode refletir no rio, quando será rodado um novo modelo.