O município de Gaspar enfrenta uma situação crítica após as intensas chuvas que acumularam 220 mm em apenas 24 horas. O prefeito Paulo Koerich decretou estado de emergência na manhã desta sexta-feira (17/01/25), após as condições do tempo gerararem mais de 90 ocorrências em diferentes bairros.
Até o fim da manhã, a Defesa Civil tinha contabilizado 21 deslizamentos de terra, 55 pontos de alagamento, quedas de árvores e muros, além de riscos estruturais em edificações. Algumas vias do município estão com tráfego interrompido ou desviado.
No bairro Lagoa, a galeria Irineu Theiss cedeu, abrindo uma grande ruptura na via e impedindo o tráfego de veículos. Na entrada do bairro Gasparinho, a Rua Frei Solano teve o trânsito desviado devido a um deslizamento próximo ao ribeirão. Já na Rua Anfilóquio Nunes Pires, um deslizamento na margem do Rio Itajaí-Açu comprometeu o local em frente à empresa MalhaSoft.
Alagamentos persistiam em bairros como Bom Jesus, na Rua Arthur Poffo, e na Avenida Santa Terezinha. Residências em localidades como Gaspar Grande, Coloninha, Figueira, Margem Esquerda, Sertão Verde e Sete de Setembro também foram invadidas pela água. Os bairros Bateias, Belchior Baixo e Arraial D’Ouro não ficaram de fora e registraram pontos críticos de alagamento.
Nenhum abrigo aberto
Apesar da gravidade da situação, a Secretaria de Assistência Social informou que não houve necessidade de abrir abrigos. Famílias atingidas estão recebendo assistência, incluindo alimentos e outros mantimentos.
O Samae de Gaspar relatou que as chuvas afetaram o serviço de coleta de resíduos, principalmente nos bairros Gasparinho, Santa Terezinha e Coloninha. Uma barreira caiu na Estação de Tratamento de Água (ETA 4), localizada no bairro Bateias. Equipes estão atuando na realocação da estrutura para evitar interrupções no abastecimento de água para a região sul da cidade.
Resgate animal
Na manhã desta sexta, a Diretoria de Bem-Estar Animal resgatou um cachorro abandonado em uma residência no bairro Figueira. O animal foi encaminhado a uma clínica veterinária. A população pode denunciar maus-tratos e abandono de animais pelo WhatsApp (47) 3091-2179.
Números nas últimas 24 horas
- 21 deslizamentos
- 55 alagamentos
- 4 quedas de árvores
- 3 quedas de muros
- 1 avaliação de risco estrutural
- 5 outras ocorrências