sábado, 27 novembro 2021
InícioEconomiaColeta de óleo de cozinha usado na Cooper incentiva a conscientização ambiental

Coleta de óleo de cozinha usado na Cooper incentiva a conscientização ambiental

oleo-cozinha

Mais de 13 mil litros do produto foram coletados de janeiro a março de 2015

Texto: Josiane Caitano

Você sabia que o óleo de cozinha usado pode ser reutilizado para fazer outros produtos, como por exemplo, para produzir sabão? Todas as filiais da Cooper (Cooperativa de Produção e Abastecimento do Vale do Itajaí) contam com pontos de coleta do material, facilitando as doações da comunidade.

Para participar da ação, basta levar o óleo em uma garrafa pet até uma das unidades da rede. Com isso, este resíduo segue para empresas que o reutilizam como matéria-prima para outros produtos, evitando o descarte no meio ambiente.

Durante o ano de 2014, o total arrecadado pela Cooper foi de 30.632,32 litros de óleo. Em 2015, até o mês de março, foram arrecadados 13.225,30 litros, número que deve aumentar consideravelmente até o fim do ano.

Além de desperdiçar a matéria-prima, jogar óleo usado no lixo comum ou na rede de esgoto é muito prejudicial do ponto de vista ambiental. Para se ter uma ideia, segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), estima-se que um litro de óleo pode contaminar até 20 mil litros de água potável.

A coleta de óleo de cozinha usado integra o Programa Cooper Sustentável. O objetivo da ação é promover a sustentabilidade ambiental, incentivando a conscientização da comunidade para a questão.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS