Cinco punguistas são presos e 9 celulares recuperados no fim de semana na Oktoberfest

Foto: Marlise Cardoso Jensen [OBlumenauense]

 

 

Câmeras de precisão fazem a vigilância interna e externa do Parque Vila Germânica

 

Ação de trabalho integrada entre as forças de segurança que atuam na 36ª Oktoberfest Blumenau resultou na prisão de cinco punguistas e recuperação de nove celulares no 2º fim de semana da festa. O trabalho implicou na queda de 84% dos BOs por furto de celular em relação ao fim de semana anterior, registrando apenas 28 ocorrências entre esta sexta-feira e domingo. Dos nove celulares recuperados, três já foram devolvidos aos proprietários.

As cinco prisões aconteceram na noite deste sábado, dia 19. Os criminosos faziam parte de uma quadrilha internacional com atuação em grandes eventos. Um deles, inclusive, foi pego com quatro celulares nos bolsos, sendo preso em flagrante e conduzido ao Presídio Regional de Blumenau.

Trabalho integrado
Parceira de peso em soluções de segurança, a Intelbras trouxe à festa cerca de 180 câmeras, parte delas com tecnologias como reconhecimento facial, cujo sistema foi integrado aos da Polícia Militar e Civil, o que possibilitou a identificação desses criminosos. A Minister, empresa responsável pela segurança da festa, preparou os funcionários e participou ativamente da ação. Polícia Militar e Civil concentraram esforços e atuaram juntas nessas prisões.

A organização da 36ª Oktoberfest Blumenau agradece às forças de segurança e afirma que continuará trabalhando até o fim da festa, com o intuito de continuar reduzindo este tipo de ocorrência, levando ainda mais tranquilidade aos visitantes da festa. As informações foram divulgadas pela assessora de imprensa da Vila Germânica, Julia S. Schaefer.