segunda-feira, 20 setembro 2021
InícioEconomiaCinco dicas para fugir das dívidas

Cinco dicas para fugir das dívidas

organizar custos

Profissional da Unicred dá conselhos sobre planejamento financeiro

Entra mês, sai mês e as finanças de muitas famílias continuam as mesmas, ou pioram a cada dia. Apesar das orientações de planejamento financeiro estarem cada vez mais acessíveis, a maioria das pessoas continua com pouco controle sobre o dinheiro e, passado o primeiro trimestre do ano, já não sabe como reverter a situação. Mais do que um problema estritamente econômico, ter muitas dívidas pode comprometer o rendimento no trabalho.

A produtividade chega a cair cerca de 50% quando o funcionário passa boa parte do tempo tentando encontrar formas de resolver as finanças do lar. O assessor de crédito da Unicred Blumenau, Paulo Roberto Joner alerta quanto à cultura de não acumular reservas para cobrir imprevistos. Ele dá cinco dicas para você reorganizar as finanças antes da chegada do fim do ano:

1 – Procure anotar todos os gastos do dia a dia para ter consciência dos tipos de despesas e questionar a verdadeira necessidade de alguns.

2 – Caso precise de empréstimos ou financiamentos para sair do vermelho, oriente-se com um profissional e faça uma pesquisa pelos juros mais baixos.

3 – Proponha uma negociação em situações extremas, principalmente quando a dívida é muito maior do que a renda líquida.

4 – Pague primeiro as contas que comprometem mais de 10% da renda líquida.

5 – Comece a pagar as dívidas que têm os juros mais altos.

Para ter um segundo semestre mais tranquilo, Paulo reforça que quando a pessoa já estiver estabilizada financeiramente, o cuidado deve permanecer. “A regra que prevalece ainda é a mais simples: na dúvida, não gaste aquilo que ainda não tem”.

 Oficina das palavras | Luciana da Cunha

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS