sábado, 16 janeiro 2021
- Propaganda -
Início Geral Cidade de Santa Catarina inicia testes com serviço de coleta usando lixeiras...

Cidade de Santa Catarina inicia testes com serviço de coleta usando lixeiras subterrâneas

04:48

 

 

 

 

O município de São José (SC), na grande Florianópolis, instalou duas estações do Sistema de Contentores Subterrâneos de Lixo (SCS). A tecnologia, amplamente utilizada na Europa e em fase de difusão no Brasil, consiste no armazenamento de resíduos, sólidos orgânicos e rejeitos, abaixo do nível do solo.

Os equipamentos estão em fase de testes no calçadão da Avenida Lédio João Martins, no Kobrasol, e se tudo der certo, poderão ser instaladas nos outros bairros da cidade.  A coleta será realizada diariamente após as 22h35min, exceto aos domingos.

O sistema é dotado de diversos dispositivos de vedação para isolar os resíduos depositados, evitando a propagação de odores e o acesso da água das chuvas. Ele é composto basicamente por uma caixa de concreto, que é a base para instalação dos demais equipamentos; uma plataforma com elevação hidráulica que eleva os contentores subterrâneos até o nível do solo, para sua remoção; contentores de 1.000 litros que armazenam os resíduos até que eles sejam coletados, e “bocas coletoras”, que fazem a interface entre o sistema de contentores subterrâneos e o usuário.

O caminhão estaciona próximo aos contentores subterrâneos, e um dos coletores conecta o acoplamento do veículo ao da plataforma para elevá-la até a posição de coleta. Os contentores são removidos da plataforma, levados até o caminhão e basculados um a um.

Após acomodar os contentores vazios na plataforma, o comando instalado no caminhão é acionado para retornar a plataforma à posição de operação. Os resíduos coletados são compactados e transportados até o Aterro Sanitário para destinação final adequada.

 

 

“A operação é simples e requer poucas adaptações nos equipamentos utilizados na coleta convencional” disse Jairson José da Silva, gerente regional da Ambiental, empresa responsável pelo serviço de coleta de lixo na cidade. As funcionalidades das novas lixeiras subterrâneas foram demonstradas pela Ambiental à prefeita Adeliana Dal Pont, nesta terça-feira (9).

O sistema foi desenvolvido para atender às restritivas normas de segurança europeias. Deste modo, assegura aos funcionários, a partir de sistemas e travas antiquedas, uma coleta segura. As bocas coletoras possuem design de tambor para permitir ao usuário praticidade na deposição dos resíduos, evitando o acesso aos compartimentos internos.

 

Avatar
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br
- Propaganda -  
 
 
 
 

MAIS LIDAS

Vídeo: rio Itajaí-Açu passa dos 5 metros e ameaça carro estacionado no Centro de Blumenau

Com isso chega ao nível de atenção. Desde a zero hora até às 13h desta quinta-feira (17/12) o volume de água dobrou.

Jovem de 25 anos morre afogado no rio Encano, em Indaial (SC)

Os Bombeiros Voluntários foram acionados às 16h19 desta sexta-feira (25/12) e chegaram a levá-lo ao hospital, mas ele não resistiu.

Mais de 10 corpos foram resgatados sem vida na tragédia de Presidente Getúlio (SC)

Um deles é de uma criança com idade entre 4 e 5 anos. As vítimas estavam entre escombros após serem levadas pela correnteza durante a enxurrada.

Portaria fixa novas regras para pagamento de pensões por morte

Medida define os períodos de término do benefício de acordo com a idade.