Um ciclone extratropical e uma massa de ar polar vão influenciar o clima neste fim de semana em Santa Catarina. Neste momento (9h38min) a temperatura em Blumenau é de 20,4°C; com previsão de não passar dos 28°C nesta sexta-feira (18/05/18). A mínima foi registrada pelo Alerta Blu às 7h, quando fez 19°C. O rio Itajaí está com 1,6 m e a umidade relativa do ar em 81,5%.
Presença de nuvens com aberturas de sol e temperatura em elevação à tarde. A formação de um ciclone extratropical na costa de SC favorece a condição para pancadas de chuva com algumas trovoadas entre a tarde e a noite. Ventos fracos a moderados de noroeste.
Santa Catarina – Céu encoberto com chuva do Oeste ao Litoral Sul do Estado. Nas demais regiões, aberturas de sol com aumento de nuvens e condição de chuva no decorrer do dia. Risco de temporais localizados na tarde e noite, com maior acumulado de chuva previsto para o Oeste e Sul. Temperatura mais elevada na Grande Florianópolis e norte. Vento nordeste a noroeste, virando para sul no final do dia, fraco a moderado com rajadas; e influência de sistema de baixa pressão.
Sábado (19)
Blumenau – A banda frontal do ciclone extratropical atinge o município na madrugada, aumentando a chuva que cairá com intensidade moderada, acompanhada por trovoadas e descargas elétricas, não se descartando a ocorrência de temporal de forma isolada. No decorrer da manhã, a medida que a banda frontal se afasta para o SE do país a condição para chuva diminui e a aproximação de uma massa de ar frio provoca queda da temperatura e a mínima ocorre à noite, oscilando entre 13 e 15°C e máxima entre 21 e 23°C.
Santa Catarina – Tempo encoberto com chuva em todas as regiões, na madrugada e manhã. No Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul a chuva diminui no decorrer do dia, mas o tempo segue instável com chance de chuva fraca ocasional. Nas áreas mais altas do Planalto Sul, pequena chance de neve à noite, devido à combinação de umidade e temperatura baixa. No Litoral Sul e Grande Florianópolis, nebulosidade variável com chuva isolada entre a tarde e noite. No norte do Estado maiores aberturas de sol, no período da tarde e noite. Temperatura em declínio acentuado no decorrer do dia , com o avanço de uma massa de ar frio de origem polar, a partir do oeste em direção ao litoral.
Vento: sudoeste, moderado a forte com rajadas intensas e persistentes, especialmente do Planalto ao Litoral. Ciclone extratropical entre o litoral de SC e RS
Domingo (20)
Blumenau – Uma intensa massa de ar seco e frio favorece o tempo firme, com predomínio de sol declínio acentuado da temperatura durante a madrugada, a mínima ao amanhecer oscila entre 9 e 11°C e a máxima à tarde varia entre 20 e 22°C. Ventos fracos a moderados de sudoeste que aumentam a sensação de frio.
Santa Catarina – Na madrugada e manhã, mais nuvens no Oeste e Sul do Estado, com chuva fraca no Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. Nas áreas mais altas do Planalto Sul, pequena chance de neve na madrugada e início da manhã, devido à combinação de umidade e temperatura baixa. No decorrer do dia, tempo seco com sol em todas as regiões. Temperatura muito baixa em todo o Estado, durante todo o dia, com a atuação de uma massa de ar frio de origem polar. Vento sudoeste a sul, moderado com rajadas mais intensas no sul de SC, devido a um ciclone extratropical no litoral do RS.
Segunda e terça-feira (21 e 22)
Blumenau – A massa de ar seco e frio permanece influenciando a condição de tempo, mantendo-o firme e com temperaturas baixas ao amanhecer. Na segunda-feira a temperatura mínima oscila entre 8 e 10°C e na terça-feira o frio perde um pouco de intensidade e a mínima varia entre 11 e 13°C. As máximas variam entre 20 e 22°C.
Santa Catarina – Tempo ensolarado com baixa umidade do ar. Temperatura muito baixa na madrugada, com temperaturas negativas e geada ampla nas áreas altas do Estado, devido a uma massa de ar frio de origem polar.
Vento: sudoeste a sudeste, fraco a moderado.
Tendência para SC, entre 23 de maio a 1º de junho de 2018
Sol e baixa umidade relativa do ar (tempo seco) em SC, na maior parte dos dias. A temperatura baixa na madrugada favorece a formação de geada, nas áreas altas do Estado, no início do período. A partir do dia 25, elevação gradativa da temperatura.
Fontes: Alerta Blu e Epagri-Ciram