Chuvas intensas voltam a Santa Catarina no início da próxima semana

Frente fria e sistemas de baixa pressão trazem precipitações com acumulados médios variando de 45 a 90 mm.

A Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, em conjunto com a Epagri/Ciram, divulgou nesta sexta-feira (13/10/23) uma Nota Hidrometeorológica alertando sobre o retorno das chuvas intensas para o estado. Espera-se que entre segunda e terça-feira (16 e 17), o estado receba precipitações significativas devido à passagem de uma frente fria e sistemas de baixa pressão. Essa condição climática é intensificada pelo fluxo de calor e umidade da região amazônica.

As regiões do Grande Oeste, Planalto Norte, parte do Alto Vale do Itajaí e do Planalto Sul terão acumulados médios entre 60 e 90 mm. Em alguns locais, esses valores podem ser superados. Já nas demais regiões, como a Grande Florianópolis e o Litoral Sul, os volumes previstos oscilam entre 45 e 60 mm.

A boa notícia é que a instabilidade mais intensa se afastará de Santa Catarina na quarta-feira (18), sem previsão de chuvas volumosas para esse dia.

Situação Hidrológica Atual

Os rios da bacia hidrográfica do rio Itajaí já começaram a apresentar redução, apesar de ainda estarem em níveis de emergência. Mas a tendência é de declínio nos próximos dias. Contudo, em regiões como o Planalto Norte e Planalto Sul, os rios continuam em elevação, resultando em inundações em vários municípios.

Estima-se que os rios no Planalto Norte estabilizem entre domingo (15) e segunda-feira (16). Para o Planalto Sul, essa estabilização é esperada durante a segunda-feira (16).

O mês de outubro, historicamente mais chuvoso, tem sua precipitação intensificada este ano devido ao fenômeno El Niño. O fenômeno tem favorecido chuvas mais frequentes e intensas no estado.