Chuvas com acumulados de até 130 mm e alagamentos em Santa Catarina

Centro de Joinville | Foto: Dani Chermak

As chuvas entre às 8h de sexta-feira (29/9/17) e no mesmo horário deste sábado (30), atingiram principalmente as regiões entre a Grande Florianópolis e Litoral Norte. Nessas regiões os totais acumulados ficaram entre 70 mm e 100mm. Segundo o Epagri/Ciram, em Garuva e Luiz Alves esse volume foi ainda maior,  chegando a 130 mm.

 

Centro de Joinville | Foto: Dani Chermak

 

Em Joinville, havia alguns pontos de alagamento na manhã neste sábado, provocados pela combinação de muita chuva (120mm) com maré alta. De acordo com a Defesa Civil municipal, não há registros de desalojados ou desabrigados e os bairros mais atingidos foram Ituam, Fátima, Anita Garibaldi, Paranaguamirim .

A condição do tempo foi favorecida pelo efeito da circulação marítima (ventos em baixos níveis trazendo umidade do mar), característico na primavera e verão. Nas demais regiões do Estado, a chuva foi causada pela atuação de área de baixa pressão (cavado) em níveis médios e altos da atmosfera, mas com volumes bem menores.

Em 24 horas, os totais registrados forma em torno de 20 a 40mm no Meio-Oeste, Planaltos e Alto Vale, e em torno de 15mm no Oeste, onde os níveis dos rios permanecem baixos. As informações foram divulgadas pela meteorologista do Epagri/Ciram, Laura Rodrigues.

Nas últimas 12 horas (leitura das 9h) foi registrado uma acumulado médio de 52,64mm de chuva em Blumenau, segundo dados no site do AlertaBlu. As estações com mais chuva nesse período foram as do Araranguá (65,2mm); Parque Ramiro Ruediger (60,8mm) e Itoupava Central (58,8). O nível do rio Itajaí Açu estava com 1,33 metros.

Neste sábado o tempo fica encoberto com chuva no Estado, melhorando com aberturas de sol no decorrer do dia. A temperatura fica amena, com maior elevação à tarde no Oeste e Meio-Oeste. O cavado (área de baixa pressão) esta em níveis médios e altos da atmosfera, deslocando-se do leste em direção ao oceano.