quarta-feira, 8 dezembro 2021
InícioClimaChuva em novembro ficou cerca de 34% abaixo da média mensal em...

Chuva em novembro ficou cerca de 34% abaixo da média mensal em Blumenau

Rua Almirante Barroso, no bairro Vila Nova | Foto: Soni Robinson Witte [OBlumenauense]
 

Segundo o Alerta Blu, historicamente chove em média cerca de 137 mm no mês de novembro em Blumenau. No entanto, em 2018 a chuva ficou 34% abaixo da média mensal.

A Figura 01 mostra a distribuição de chuva durante o mês, quando foram chuvas frequentes, mas distribuídas irregularmente. O maior acumulado mensal de precipitação foi registrado na Vila Itoupava e na região Central os menores acumulados mensais.

 

 

Os volumes mais significativos foram registrados na primeira quinzena, com picos máximos de chuva diária nos dias 3, 9 e 10 de novembro. Áreas de baixa pressão (cavados e complexos convectivos de mesoescala) e a circulação marítima foram os principais fenômenos meteorológicos responsáveis pela chuva ao longo do mês.

 

A Figura 02 mostra o comportamento das temperaturas mínimas e máximas em novembro, que ficaram cerca de um grau acima da média mensal. No dia 16 foi registrada a menor temperatura mínima do mês, chegou a 15,6°C ao amanhecer. Por coincidência foi o dia mais quente, quando no período da tarde a temperatura chegou nos 31,9°C em Blumenau.

 

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS