Chuva e trovoada desta quinta (12) foi mais forte na região das Itoupavas

Na última quinta-feira (12/02), áreas de instabilidade formadas por um sistema de baixa pressão em superfície e associadas ao calor no período da tarde, provocaram chuva em Blumenau, que mais uma vez apresentou acumulados irregulares.

Diferentemente da quarta-feira, os maiores volumes de chuva ficaram concentrados na região das Itoupavas (norte do município), devido ao deslocamento das células de tempestade no sentido noroeste – sudeste.

Na Figura1, estão representados os acumulados de chuva registrados pelas estações pluviométricas do AlertaBlu, sendo que a chuva mais intensa ocorreu por volta das 23h00min local.

Acumulado-chuva_12-02-15

Figura1: Acumulados de chuva registrados em Blumenau

Outro fato importante a ser destacado na noite da quinta-feira, foram as intensas descargas atmosféricas sobre em Blumenau, resultado de nuvens de tempestade observadas com maior frequência nos meses de verão.

Descargas-atmosfericas_12-02-15

A Figura2 abaixo mostra os registros de descargas atmosféricas no final da noite sobre SC, inclusive em Blumenau, onde houve falta de energia elétrica em diversos pontos da cidade.

Todas as informações são dos Meteorologistas Gustavo Verardo e Francine Sacco, do AlertaBlu.