Cheias atingem Alto Vale do Itajaí e provocam alagamentos em municípios

Os dados são do boletim divulgado pelo Corpo de Bombeiros Militar no início da tarde deste domingo (8/10).

Resgate de um cachorro ilhado no bairro Barragem, em Rio do Sul (SC) |Foto: Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

O Corpo de Bombeiros Militar enviou um boletim às 13h45, relatando os principais atendimentos e ocorrências por conta das chuvas, em diversos municípios do no Alto Vale do Itajaí.

As situações mais críticas foram observadas em Agronômica, onde o nível do rio atingiu 9,43m, tornando necessário o acesso à área central somente por embarcação. Em Agrolândia, o nível do rio alcançou 2 m e resultou em alagamentos de várias ruas, além de obstruções causadas por deslizamentos de terra em múltiplas localidades.

Atalanta, Braço do Trombudo, Taió, Rio do Sul, Rio do Oeste e Salete também enfrentam impactos das chuvas, com diversos atendimentos sendo realizados para resgate de pessoas ilhadas, obstruções de vias e queda de árvores.

A situação em Presidente Getúlio é de alerta com o nível do rio começando a sair da calha normal em pontos do interior e centro da cidade. Cerca de 150 pessoas estão desabrigadas e 600 desalojadas.

Já os municípios Dona Emma, Witmarsum, Vitor Meireles e José Boiteux mantêm normalidade, segundo relatos dos Bombeiros Voluntários e assessoria de imprensa. A situação em Ibirama, por enquanto, apresenta relatos de deslizamentos na região.

Equipes de resgate e apoio, incluindo a aeronave Arcanjo 03, estão em ação em vários municípios para prestar assistência às populações afetadas. A recomendação é para que os moradores evitem áreas de risco e sigam orientações das autoridades locais.