Certificados de manipuladores de alimentos foram furtados da Vigilância Sanitária em Blumenau

 

 

 

A Secretaria de Promoção da Saúde de Blumenau (Semus), por meio da Vigilância em Saúde, registrou na última semana o furto de certificados de manipuladores de alimentos. O documento é obrigatório para profissionais que atuam com preparo e manuseio de alimentos em restaurantes, lanchonetes, padarias e cozinhas industriais.

Os certificados, junto com a carteira de manipulação de alimentos, contêm carimbo da Semus e assinatura, que estariam sendo adulterados e distribuídos na cidade. “Alertamos que as pessoas desconfiem quando o documento é entregue nos estabelecimentos e principalmente se houver cobrança de valores. O certificado é gratuito e entregue ao profissional que realizou a capacitação, em mãos, no local da palestra”, frisou o diretor da Vigilância, Anderson Schröder.

De acordo com a gerente de vigilância sanitária, Josiane Carla Berlin, já foi registrado boletim de ocorrência referente ao furto na Polícia Civil e as providências administrativas internas também estão sendo efetivadas para apurar responsabilidades.

Para receber o documento, é necessário realizar uma capacitação, oferecida gratuitamente de maneira presencial e também on-line. A capacitação para os profissionais que já atuam na área é oferecida nas quartas-feiras, às 13h30. Para iniciantes, as palestras presenciais ocorrem nas segundas e sextas-feiras às 8h30, ou terças-feiras às 13h30. Para as revalidações de certificado é oferecido o horário de quarta-feira, às 8h30.

Atualmente, a qualificação ocorre na sala 27 do Centro de Saúde Rosânia Machado, na Rua 2 de Setembro, 1.212, no bairro Itoupava Norte. O agendamento deve ser feito pelo telefone 3381-7779. Os participantes precisam estar no local com 20 minutos de antecedência para entrega de documentos na sala 16.

Capacitação on-line

O conteúdo das aulas da capacitação on-line é gratuito e ensina formas seguras de preparo, além das principais regras da vigilância sanitária. Ao final do curso, os participantes que concluírem satisfatoriamente a avaliação obtém uma declaração da Anvisa. O documento pode ser utilizado para comprovar sua capacitação às autoridades sanitárias locais. O curso pode ser acessado online clicando aqui.

As informações foram passadas por Marília Prado, assessora de comunicação da prefeitura de Blumenau.