quarta-feira, 12 maio 2021
Início Eventos Cerimônia marca o Dia do Imigrante e entrega da reforma do telhado...

Cerimônia marca o Dia do Imigrante e entrega da reforma do telhado da Fundação Cultural

 

Na manhã desta terça-feira (25/7/17) aconteceu a cerimônia que transfere durante um dia, a sede da Prefeitura Municipal de Blumenau para a Fundação Cultural, local onde ficava a antiga prefeitura. Nesse período o prefeito Napoleão Bernardes fará os despachos e atividades oficiais em uma sala preparada para a data. Na ocasião também foi entregue a reforma do telhado da fundação cultural, além de empossado o conselho que planejará os festejos dos 200 anos de nascimento do Dr. Blumenau.

 

 

A solenidade reuniu diversas autoridades municipais, ex-prefeitos como Félix Theiss e Victor Fernando Sasse, o senador Dalírio Beber (PSDB), a deputada estadual Ana Paula Lima (PT), imprensa, entidades culturais, de classe e civis; além de outros participantes. Também estava presente (sentada na cadeira), a ex-primeira dama Alice Ruediger, esposa de Ramiro Ruediger (in memoriun), que foi prefeito em 1982, muito conhecido pelo parque que leva o seu nome.

 

 

Faixas nas cores da bandeira alemã decoraram o pátio térreo da fundação, onde normalmente acontecem esses eventos. O Grupo de Dança Folclórica da Pró-Família se apresentou e depois foi descerrada a placa com a reforma do telhado. Em seguida, as autoridades municipais subiram ao primeiro andar, onde foi realizada uma reunião mostrando o Relatório de Gestão das Ações do 1º Semestre de 2017.

 

 

Napoleão Bernardes, disse que o objetivo do evento, é simbolizar todo o reconhecimento e gratidão da população de Blumenau, aos antepassados e colonizadores. O presidente da Fundação de Cultura Rodrigo Ramos organizou junto com sua equipe todo o evento e esteve a frente da reforma nos últimos meses. O ato de entrega teve direito a placa.

 

 

O atual vereador Sylvio Zimmermann, ex-presidente da Fundação de Cultura, foi um dos maiores responsáveis pela realização da reforma do telhado. “Eu assumi a presidência em 2013, e a maior demanda da classe cultural era o restauro desse telhado. Era difícil fazer uma apresentação por causa das infiltrações. Já havia um pleito de 2012 que tinha sido rejeitado pelo Ministério da Cultura. Reativei aquele pedido, fui atrás dos recursos, recebi apoio do Senador Paulo Bauer (PSDB), que naquele momento me ajudou, assim como outras pessoas, e conseguimos o dinheiro necessário já em 2013”, comentou em um trecho da entrevista que fizemos e está publicada abaixo.

 

Marcos Schroeder, do Instituto Histórico de Blumenau; e Rodrigo Ramos, Presidente da Fundação Cultural de Blumenau

 

Marcos Schroeder, presidente do Instituto Histórico de Blumenau, considera que a solenidade foi muito mais que um passo na valorização daquele espaço específico. “A antiga prefeitura e tudo que ela representa, é o reconhecimento daquele espaço, no centro histórico onde estão sediados o Museu da Família Colonial, Biblioteca Pública, Arquivo Histórico, Cemitério dos Gatos, Museu de Hábitos e Costumes, Museu da Cerveja, Mausoléu, Monumento ao Imigrante e a própria Prefeitura Velha”.

 

Avatar
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS