Cerca de 50 pessoas reuniram-se no sábado (30/9) para discutir bem-estar animal

Foto: Eraldo Schnaider
Foto: Eraldo Schnaider

 

No sábado (30/10/17), a Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), em parceria com o Conselho Municipal de Bem-Estar Animal (Combea), realizou o Fórum Regional de Políticas Públicas voltadas ao Bem-Estar Animal. Cerca de 50 pessoas estiveram presentes na Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi) para discutir questões pertinentes ao tema, como controle populacional, rastreabilidade de cães e gatos e socorro a animais em casos de desastres naturais.

De acordo com o prefeito Napoleão Bernardes, Blumenau obteve muitos avanços na área de bem-estar animal nos últimos anos, sobretudo com a criação do Código Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal, em junho de 2016, e a implantação do Centro de Prevenção e Recuperação de Animais Domésticos (Cepread), em 2014.

O Código de Proteção e Bem-Estar Animal estabelece diretrizes e normas para a efetiva proteção e garantia do bem-estar dos animais domésticos e domesticados no município. O documento trata sobre tutela responsável; normatiza as atribuições e o trabalho do Cepread; cria o programa de controle populacional de cães e gatos; e determina penalidades para infratores que cometerem maus-tratos.

Inaugurado em setembro de 2014, para a prefeitura, o Cepread é o principal componente da Política de Bem-Estar Animal de Blumenau. Localizada na Itoupava Central, a unidade oferece assistência para animais vítimas de maus-tratos, lesões ou doenças que necessitem de internação e cuidados médico-veterinários.

Embora tenha capacidade para acolher 25 animais, o Cepread abriga atualmente mais de 80 cães, que passam por um cuidadoso processo de reabilitação. Os animais atendidos, quando necessário, são vacinados, esterilizados, identificados e cadastrados. Posteriormente, ficam à disposição para adoção.

Também estiveram presentes na reunião a secretária de Promoção da Saúde, Maria Regina Soar; o vereador Bruno Cunha e um membro do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Santa Catarina, Fernando Zuco.

Com informações de Felipe Elias, da PMB