Cerca de 15 mil eleitores escolhem nesta quinta (19) o novo reitor/a da IFSC

Foto: Divulgação/IFSC

Nesta quinta-feira (19), alunos e servidores do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) vão às urnas para eleger o novo reitor. O pleito acontece entre às 9h e 21h, com votação presencial em cédula de papel. De acordo com o regulamento eleitoral, não haverá segundo turno. Poderão votar todos os servidores ativos e alunos regularmente matriculados em cursos de ensino médio, técnicos, de graduação e de pós-graduação do IFSC, presenciais ou a distância.

Esta é a maior eleição da história do IFSC, envolvendo cerca de 15 mil eleitores em 22 câmpus de SC e mais 27 polos de Educação a Distância espalhados por SC, RS, PR e SP. Será eleito quem obtiver o maior índice de votação (IV) na soma dos três segmentos – alunos, professores e técnicos administrativos. O IV é obtido com a soma dos percentuais de votos obtidos pelo candidato em cada segmento, com peso de 1/3 para cada segmento, em relação ao total de eleitores do segmento consultado.

Concorrem ao pleito três candidatos: Jesué Graciliano da Silva, Maria Clara Kaschny Schneider e Maurício Gariba Júnior. Os eleitos tomarão posse em fevereiro e terão mandatos de quatro anos (2016-2019).

Além de reitor, também haverá eleição para diretor-geral nos campus de Araranguá, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Florianópolis-Continente, Garopaba, Gaspar, Geraldo Werninghaus, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, Palhoça Bilíngue, São José, São Miguel do Oeste, Urupema e Xanxerê. Votam apenas os servidores e alunos do câmpus e dos polos em EaD ligados ao câmpus. A lista dos candidatos homologados está disponível clicando aqui.

 

Conheça os três candidatos a reitor:

Jesué Graciliano da Silva

IFSC_Jesue-Graciliano-SilvaMinicurrículo: Docente do Câmpus São José desde 1993, atuando principalmente nas disciplinas de Projetos, Mecânica dos Fluídos e Estatística. Tem experiência como Coordenador de Área, Diretor de São José, Diretor de Gestão do Conhecimento, Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional, Reitor pro tempore do IFSC, do IF Farroupilha e do IFPR. Escreveu diversos livros: Introdução à Tecnologia da Refrigeração e Climatização, Do Discurso Ação, Liderança Ética e Servidora; Transformação do Cefet em IFSC entre outros.

Entre suas diversas ações como pró-reitor e reitor pro tempore, escreveu o Projeto de Transformação em IFSC, criou o Blog do Reitor, o Fundo de TI, o regulamento de flexibilização da jornada de trabalho dos servidores TAEs (IFSC/IFPR), a Comissão de Ética (IF Farroupilha) e o Programa de Desenvolvimento dos Servidores (IFSC/IF Farroupilha e IFPR).

 

Maria Clara Kaschny Schneider

IFSC_Maria-Clara-K-SchneiderMinicurrículo: Professora do Câmpus Florianópolis desde 1990, Licenciada em Matemática, mestre e doutora em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, é a atual reitora do IFSC, líder da gestão marcada pela organização institucional, seus processos, inovação acadêmica e administrativa, conclusão de grandes obras e estruturação organizacional, valorização dos campus e seus servidores, com grande ampliação na oferta de cursos e no número de alunos.

Como Reitora, fortaleceu a gestão em rede com compromissos de solidariedade e participação democrática, consolidando expansão e interiorização do IFSC. Foi Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação de 2009 a 2011, intensificando a pesquisa e inovação, implantando cursos de pós-graduação, mestrado, Minter, Dinter incentivando intercâmbios internacionais. Foi membro da Conaes de 2009 a 2015.

 

Maurício Gariba Júnior

IFSC_Mauricio-Gariba-JuniorMinicurrículo: Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Realizei mestrado (2000) e doutorado (2005), ambos pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UFSC e pós-doutorado na Universidad Politécnica de Madrid (2009) e na Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED 2010/2011). Em 2014, cursou o Curso de Aperfeiçoamento do Instituto de Gestão e Liderança Universitária (IGLU), da Organização Universitária Interamericana, do Canadá.

Professor vinculado ao Departamento Acadêmico de Eletrônica do Câmpus Florianópolis desde 1988, onde atuei nos cursos técnicos, na graduação (modalidades presencial e a distância) e pós-graduação. De 1999 a 2000 foi presidente do Sindicato que representa os trabalhadores do IFSC, o Sinasefe. Em abril de 2011 foi empossado Diretor-Geral, eleito pelo Câmpus Florianópolis.