quinta-feira, 20 janeiro 2022
InícioGeralAção socialCentro de Inovação Blumenau recebe doações do projeto Roda de Brinquedo

Centro de Inovação Blumenau recebe doações do projeto Roda de Brinquedo

Criado em 2014, e já reconhecido com o Prêmio Gustav Salinger, da ACIB, ação arrecada presentes para crianças de instituições sociais.

O Centro de Inovação Blumenau (CIB) está participando do projeto “Roda de Brinquedo”. O local é um dos pontos de coleta espalhados pela região. Para participar da iniciativa, basta levar um brinquedo novo e deixar na caixa que fica no hall de entrada até o dia 17 de dezembro.

O projeto iniciou em 2014 por meio da iniciativa do empresário Alessandro Mendes, que na época morava no Rio de Janeiro. Na primeira edição, foram beneficiadas mais de 1,3 mil crianças em quatro cidades do RJ. Mas a ideia de Alessandro era criar um modelo de doação em forma de onda ou de roda, e foi daí que surgiu o nome “Roda de Brinquedo”.

“A ideia foi tomando forma e ganhou mais estados. Ano passado, os números chegaram a 9.429 crianças que receberam mais de 16 mil brinquedos em 30 cidades de 8 estados brasileiros. Foram mais de 60 localidades contempladas e mais de 250 voluntários trabalhando em todo o Brasil”, relata Alessandro, que hoje mora em Blumenau. Ele tem uma empresa que participa do Programa de Incubação do Instituto Gene, cuja sede é no CIB.

Para este ano, segundo ele, a meta é ultrapassar a marca de 10.500 crianças presenteadas. “Ao todo, nestes sete anos de projeto, já arrecadamos 41.655 brinquedos sendo distribuídos em mais de 50 cidades pelo Brasil. Nossa ideia para este ano é chegar a 50.000 crianças presenteadas”, projeta.

“Reconhecimento”

A ideia da Roda de Brinquedo é uma iniciativa de impacto social que já foi reconhecida e premiada. Em 2020, venceu o Prêmio Gustav Salinger, da ACIB, na Categoria Serviços, justamente por desenvolver o projeto de empreendedorismo colaborativo arrecadando brinquedos novos e distribuindo para instituições e comunidades de assistência social por meio de voluntários.

Voluntários

No Centro de Inovação Blumenau há uma equipe de voluntários responsável por coordenar, embrulhar e fazer as entregas. Um dos líderes é o empreendedor Rafael Lessa. Quem quiser levar um brinquedo ao ponto de coleta do CIB, pode procurar por Rafael, que tem sua empresa no quarto andar do prédio.

Projeto Roda de Brinquedo

Como doar brinquedos: nos pontos de coleta, entre eles, o Centro de Inovação Blumenau, que fica na Rua São Paulo, 3366, Bairro Itoupava Seca, ao lado do Campus 2 da Furb.

Até quando posso doar: 17 de dezembro
Distribuição nas entidades: 18 a 25 de dezembro

Conheça mais o projeto em: www.rodadebrinquedo.com.br

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS