segunda-feira, 27 setembro 2021
InícioGeralCentro de controle a tuberculose e hanseníase é recuperado depois de ser...

Centro de controle a tuberculose e hanseníase é recuperado depois de ser depredado

Centro de controle a tuberculose e hanseníase ok

O local que abriga o Programa de Controle a Tuberculose e Extinção da Hanseníase está atendendo normalmente aos pacientes nesta segunda-feira, 6 de janeiro. O espaço, situado na rua Itajaí, no bairro Vorstadt, foi depredado na madrugada do dia 2, quando vândalos picharam as paredes, danificaram remédios, material para testagem da tuberculose e documentos, além de roubarem computadores. As salas passaram por uma limpeza, foram organizadas e os medicamentos necessários para os tratamentos já foram adquiridos.

Centro de controle a tuberculose e hanseníase

O diretor de Vigilância em Saúde, Eduardo Weise, explica que neste período o atendimento aos pacientes não foi interrompido, mas que ainda assim a ação dos vândalos trouxe muitos prejuízos à população. Isso porque os prontuários médicos foram danificados, causando transtornos ao tratamento dos doentes. “Esses documentos continham todas as informações sobre medicação, dosagem e evolução dos pacientes”, explica Weise ao ressaltar que os tratamentos destas doenças são longos e exigem um controle rigoroso.

A exemplo da tuberculose, a equipe que atua no Centro atende em média 80 pacientes por dia, que recebem visitas diárias para controle da medicação. Superando os prejuízos, os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde estão empenhados em recuperar as informações dos prontuários de outras formas e evitar mais transtornos à comunidade.

via PMB | Texto: Talita Catie

 

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS