Censo 2022: em cerca de 5.600 casas os moradores não foram localizados em Blumenau

O trabalho de campo dos recenseadores permanece até o dia 28 de fevereiro.

Foto: Tânia Rêgo | Agência Brasil

Nesta semana, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apresentou à Prefeitura de Blumenau uma prévia das estatísticas coletadas do Censo Demográfico de 2022. O trabalho de campo dos recenseadores permanece até o dia 28 de fevereiro. Já o Disk Censo através do número 137 fica disponível até o dia 20 deste mês.

De acordo com o coordenador de área do IBGE Lion Lucas Giesel de Souza, dos 137 mil domicílios registrados em Blumenau, em cerca de 5.600 residências os moradores não foram localizados. “Temos mais de 4% de blumenauenses que ainda não forneceram seus dados aos nossos recenseadores”, alerta.

Para o secretário de Planejamento Urbano, Éder Boron, a realização do Censo é fundamental para o planejamento do município, principalmente para fins estatísticos. “É através dos dados colhidos pelo IBGE que a cidade pode mapear e nortear as ações de todas as suas áreas, podendo planejar o crescimento e o desenvolvimento econômico e social de cada região”, avalia.

Do mesmo modo, o prefeito Mário Hildebrandt reitera a importância do Censo para a cidade. “Blumenau é o terceiro município com maior população no Estado e termos exatidão nestes dados estatísticos é fundamental para planejar a gestão e a aplicação dos recursos por região, conforme sua densidade demográfica”, reforça.

Vale relembrar que o Disk Censo através do número 137 fica ativo até o dia 20 e a ligação é gratuita, podendo ser feita todos os dias da semana, das 8h até 21h30. As informações foram divulgadas pela Prefeitura de Blumenau nesta quinta-feira (9/02/23).