Celesc divulga ações para o verão

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Em coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira, 7, a Celesc, anunciou investimentos de R$ 190 milhões em obras finalizadas ao longo do ano e em medidas para correção de problemas enfrentados na última temporada de verão. A empresa também apresentou os programas Operação Verão e Operação Apoio Técnico, por meio dos quais promove reforços de atendimento técnico e comercial nos municípios do litoral e em alguns municípios do interior durante os meses de dezembro a março. Na ocasião, também esteve presente o presidente da Casan, Valter Gallina, que detalhou as ações da companhia para o verão.

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O presidente da Celesc Cleverson Siewert (foto abaixo) enfatizou a importância da proximidade entre os órgãos do governo, como é o caso da companhia de água e da concessionária de energia, para prestação de um serviço cada vez mais adequado. Em relação às ocorrências da última temporada, Siewert enfatizou: “Entendemos as críticas como um processo construtivo, que nos possibilitaram um planejamento mais efetivo das atividades da empresa”. Ele esclareceu que as ações da companhia para o verão estão focadas em três frentes: investimentos para expansão do sistema elétrico; medidas preventivas; e reforço no atendimento técnico e comercial.

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Investimentos Celesc

O sistema elétrico de alta tensão, composto pelas linhas de transmissão e subestações, interligadas nas tensões de 69 kV e 138 kV, recebeu investimentos que, ao final do ano, irão somar aproximadamente R$ 70 milhões. Os recursos contemplaram a implantação de cinco novas subestações e ampliação da capacidade transformadora de outras 19 unidades, além da construção de 110 km de linhas de transmissão. Essas obras representaram acréscimo de 364 MVA à capacidade de atendimento atual do sistema de alta tensão, totalizando atualmente 6.813 MVA.

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Entre as obras finalizadas, destaque para as subestações Papanduva (área industrial), Curitibanos, Joinville Perini, Mondaí e Xanxerê – Iguaçu, todas em alta tensão (138 kV). Siewert ressalta que, em 2015, serão investidos mais R$ 91 milhões no sistema de alta tensão, com a previsão de dar sequência a obras já em andamento, como a subestação Concórdia São Cristóvão e Palhoça Pinheira, ou iniciar novas subestações, como Presidente Getúlio, Tangará, Ingleses, Sangão, Blumenau Fortaleza, Bombinhas, Santa Cecília, Maravilha, São José do Sertão e Garopaba.

Também serão implantadas oito novas linhas de transmissão, que representam incremento de 180 km ao atual conjunto de linhas em operação.
Com relação ao sistema elétrico de média e baixa tensão, a previsão é concluir o ano de 2014 com aproximadamente R$ 120 milhões em investimentos, que contemplam a ampliação e melhoria de redes, construção de alimentadores e instalação de equipamentos especiais, como 467 religadores telecontrolados, dispositivos que registram rapidamente os locais afetados pela falta de energia e religam trechos de rede por comandos à distância.

Obras no litoral

Na Agência Regional Itajaí, responsável pelo atendimento a Balneário Camboriú, Bombinhas, Itapema, Porto Belo, entre outros municípios do litoral norte, os investimentos no ano de 2014 na rede de média e baixa tensão, até o presente momento, totalizam R$ 6 milhões. Foram construídos novos alimentadores, além de obras de ampliação e melhorias em equipamentos.

Ações preventivas – Em 2014, foram investidos R$ 11,9 milhões em poda e roçada para redução das ocorrências, já que cerca de 30% destas são relacionadas à vegetação na rede. O objetivo é evitar desligamentos e minimizar interferência de fatores climáticos na rede de distribuição.

Na região da Grande Florianópolis, ao longo deste ano foram investidos R$ 10,8 milhões em obras de expansão e de melhorias na rede de média e baixa tensão. Os equipamentos que apresentaram problemas recorrentes durante a temporada de verão (três vezes ou mais ao mês) foram substituídos, dentre os quais 115 transformadores de distribuição. Além disso, cerca de 90 circuitos com registro de ocorrências foram adequados.

Para reforçar o fornecimento de energia no Norte da Ilha, região de forte sazonalidade, a empresa ampliou alimentadores que atendem os bairros Jurerê Tradicional e Internacional; Daniela; Canasvieiras; Ponta das Canas e Praia Brava. A rede da Avenida Osni Ortiga e da Praia Mole, na Lagoa da Conceição – outro ponto de fluxo intenso de turistas – foi contemplada com a instalação de religadores telecontrolados.

Outra medida foi a avaliação periódica da rede elétrica por meio de termovisores – sensores que medem a temperatura de equipamentos – para detectar pontos com aquecimento excessivo e realizar a manutenção ou substituição de componentes. Nos últimos seis meses, foram inspecionados mais de 4 mil km de redes, o que possibilitou a adequação de mais de 900 pontos, que foram substituídos preventivamente, antes que pudessem ocasionar alguma interrupção no fornecimento de energia.

Operação Verão e Apoio Técnico – Como medida já usual na empresa, em preparação aos meses do verão – devido ao aumento na demanda de energia e nas ocorrências atmosféricas –, a empresa irá reforçar as equipes de atendimento técnico e comercial, por meio da Operação Verão e da Operação Apoio Técnico, ações que recebem investimentos de R$ 3,2 milhões. Durante os meses de dezembro a março, a Celesc irá contratar 32 equipes adicionais de eletricistas, para ter respostas mais rápidas frente às ocorrências, que incrementam seu quadro próprio de eletricistas.

A Operação Verão é voltada aos municípios do litoral (regiões de Florianópolis, Itajaí, Criciúma, Tubarão e Joinville), com forte sazonalidade, enquanto a operação Apoio Técnico é realizada visando reforçar as equipes do interior, principalmente nas regiões de Blumenau, Mafra, Rio do Sul.

Além do reforço com equipes terceirizadas, a empresa vem reestruturando seu quadro próprio de eletricistas, tendo contratado 216 novos profissionais no período de 2013-2014, que representam incremento de 20% na força de trabalho. O mesmo processo ocorre com o quadro próprio de atendentes: neste ano, foram contratados 206 novos profissionais para atuar em toda área de concessão.

Atendimento comercial – Aos reforços nas equipes de emergência soma-se a ampliação no atendimento comercial, onde são contratados 30 atendentes para integrar as equipes das lojas de atendimento presencial nos municípios de Florianópolis, Itajaí, Criciúma, Tubarão e Joinville.

O call center da empresa também recebe incremento na força de trabalho, passando dos 100 postos de atendimento para 150, durante o verão. No caso de ocorrências de maior impacto no sistema elétrico, o call center passa a atuar com 200 posições, visando fazer frente a uma maior demanda de contatos telefônicos.

Assessoria de Comunicação Celesc