Por Ricardo Lunge, da ADR Blumenau
Em mais uma manhã de estudos no Centro de Educação Profissional Hermann Hering (Cedup) de Blumenau, o aluno Lucas Matheus Schlichting, 17 anos, está construindo seu futuro. Estudante do terceiro ano de mecânica industrial, ele já tem traçada a sua carreira. ”Não existem limites para as questões de mecânica industrial, que sempre está em inovação, e tenho muitas possibilidades para desenvolver este trabalho”, disse.
Lucas Matheus, ao lado do pai – que já é formado em mecânica industrial no mesmo Cedup -, desenvolve seus trabalhos na empresa da família. O professor do curso, José Antônio Amorim, lembra que, ao se formar, o aluno tem a capacidade de interpretação de desenhos e a fabricação de peças mecânicas.
Com 1,7 mil alunos, o Cedup de Blumenau oferece, além do ensino médio, três cursos profissionalizantes, através do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional (Emiep). São eles: informática, mecânica e administração. O diretor Osvaldo da Silva Sobrinho destaca que um aluno formado no Cedup entra na sociedade como um cidadão preparado para a vida. “O mercado de trabalho e o vestibular acabam sendo suas metas, devido à capacitação que o aluno recebe”, avalia.
O gerente de Educação, Eliomar Russi, destaca a importância dos cursos profissionalizantes oferecidos. ”É de fundamental importância os cursos técnicos que estão disponíveis no Cedup, pois são voltados para o mercado de trabalho e têm um currículo que visa suprir a demanda das empresas da região”, informa.
Hoje, são aproximadamente 100 vagas de emprego oferecidas por empresas que entram em contato com a unidade escolar em busca de alunos. Os empregos oferecidos vão desde estágios até contratos de trabalho, principalmente para alunos que estão em seu último ano de curso.