Cedap oferece testes rápidos e tratamento contra hepatites B e C

 

Nesta sexta-feira (28/7/17), o mundo todo se une em prol da luta contra as hepatites virais, doenças que ocasionam a inflamação do fígado e podem causar danos mais graves como a cirrose e o câncer. Implantado no final de 2014, o Centro Especializado em Diagnóstico, Assistência e Prevenção (Cedap), vinculado à Secretaria Municipal de Promoção da Saúde (Semus), dispõe do Serviço de Controle e Tratamento das Hepatites, referência para toda a comunidade blumenauense.

No que tange à doença, o Cedap tem atuação voltada para o combate e o tratamento dos vírus B e C, os quais são contraídos de diferentes formas, principalmente pela via sexual, contato com o sangue e utilização de drogas intravenosas. No local, são realizados gratuitamente testes rápidos para detecção desses tipos de hepatite, acompanhamento dos casos confirmados por enfermeiras e médicos infectologistas, além de medicação, quando necessário.

Desde o início das atividades, cerca de 500 pacientes com hepatite passaram por atendimento na unidade, que no período realizou mais de 45,8 mil coletas para diagnosticar ou descartar a existência da infecção. Neste ano, os profissionais do Cedap já realizaram duas capacitações para médicos e enfermeiros de toda a rede municipal de saúde, com o objetivo de sensibilizá-los sobre a necessidade de inserir os testes rápidos de detecção da doença nos exames de rotina da população. A preocupação justifica-se uma vez que muitas pessoas possuem o vírus, mas não apresentam sintomas. A descoberta tardia da hepatite pode comprometer todo o tratamento e dificultar a cura.

Vacina contra a Hepatite B

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, as unidades de saúde do município com salas de vacinação possuem doses contra a Hepatite B, que integra o Calendário Básico de Vacinação. A vacina está disponível para pessoas de todas as faixas etárias e tem alto nível de proteção contra o vírus. De modo geral, o esquema de imunização consiste na aplicação, por via intramuscular, de três doses.

A proteção em bebês é feita aos dois, quatro e seis meses de vida, por meio da vacina Pentavalente, que inclui também a imunização contra difteria, tétano, coqueluche e meningite. Nas demais faixas, o intervalo entre a primeira e a segunda dose deve ser de um mês e entre a primeira e a terceira, de seis meses.

Sobre o Cedap

Localizada na Rua Paraíba, 380, no Centro, a unidade realiza mais de mil atendimentos mensais. Além do Serviço de Controle e Tratamento das Hepatites, o local abriga o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) e o Programa de Controle da Tuberculose e Hanseníase.

O Cedap funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sem pausa para o almoço. Caso precise realizar o teste de detecção de HIV, sífilis ou hepatites B e C, o usuário deverá chegar até às 16h30, para receber o resultado no mesmo dia. A unidade atende pelo telefone 3381-7800.

Assessor de comunicação: Felipe Elias