CDL Blumenau cobra ações para que o transporte coletivo volte a operar em Blumenau

Desde a semana passada, a CDL Blumenau tem acompanhado com maior proximidade a situação do transporte coletivo em Blumenau. Em contato com autoridades, a entidade vem cobrando com veemência, especialmente do Seterb e do executivo, respostas e ações para minimizar os problemas e transtornos causados devido à greve dos funcionários do transporte coletivo de Blumenau.

A CDL entende a situação dos trabalhadores do transporte coletivo, que há meses convivem com a insegurança em relação ao recebimento do salário, benefícios e direitos trabalhistas. Entende também a situação da população, que precisa do transporte coletivo para se deslocar para o trabalho, realizar compras e tantos outros motivos e que também, há meses, convive com as inúmeras paralisações e greves.

Como entidade representativa de mais de 2.300 associados, a CDL preocupa-se com o comércio de Blumenau, que registra diariamente vendas abaixo do esperado e tem no Natal a esperança de melhorar o faturamento. Ao longo do ano a CDL desenvolveu diversas ações a fim de movimentar o comércio em Blumenau, uma delas foi a campanha especial com sorteio de cinco carros e 100 vales-compras de R$300,00, uma das maiores de Santa Catarina, para estimular o consumo.

Infelizmente, a greve dos funcionários do transporte coletivo de Blumenau prejudica muito todo o comércio da cidade e a população em geral. É lamentável que a situação tenha chego a esse estágio.

A CDL Blumenau continua cobrando respostas e ações do Seterb e sugerindo medidas para minimizar o problema. Entretanto, devemos lembrar e esclarecer que o transporte coletivo é uma responsabilidade da gestão municipal.

O transporte é um direito social assegurado no artigo sexto da Constituição Federal: “Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição”.

O parágrafo V do artigo 30 da Constituição Federal diz que compete aos municípios “organizar e prestar, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, os serviços públicos de interesse local, incluído o de transporte coletivo, que tem caráter essencial”.

Ratificamos que a CDL Blumenau tem cobrado respostas, ações e soluções dos responsáveis, entretanto cabe ao poder público municipal agir.

Continuaremos atentos e não mediremos esforços, instigando os responsáveis para viabilizarem as soluções no menor prazo possível, cumprindo assim nossa finalidade enquanto entidade, que é o de, principalmente, amparar, defender, orientar, coligar e representar o interesse de seus associados.

Helio Roncaglio
Presidente CDL Blumenau