A CDL Blumenau foi informada sobre um golpe que vem sendo praticado em estabelecimentos comerciais em vários estados do Brasil. Trata-se do falso pagamento por meio de máquinas de cartão. Em Santa Catarina houve registros de casos em Balneário Camboriú e Joinville.
O criminoso faz uma compra e na hora do pagamento, por meio de um cartão digital, ele consegue conectar um aplicativo do próprio celular à máquina de cartão e emite um comando para imprimir o recibo de pagamento, como se a compra tivesse sido aprovada. Entretanto, o valor não é creditado na conta do estabelecimento. O criminoso vai embora deixando um grande prejuízo ao empresário.
Na internet há vários vídeos que relatam esse tipo de situação e explicam como o golpe ocorre. A CDL Blumenau alerta aos empresários para que estejam sempre atentos e repassem as informações para as equipes de trabalho.
Dicas para evitar golpes:
- Fique atento às pessoas que realizam compras de produtos com valores mais altos com muita facilidade;
- Redobre a atenção em dias de maior movimentação, pois pessoas mal-intencionadas costumam aproveitar esses momentos para praticar ilegalidades;
- Confira sempre as mensagens que aparecem nas máquinas de cartão, bem como nos comprovantes impressos. Faça isso logo após a transação;
- Se suspeitar de algo, peça algum documento de identificação da pessoa.
Confira um vídeo no Youtube que detalha como acontece o golpe.